Previsão do Tempo

sexta-feira, 30 de abril de 2010

1 de Maio de 1948, criação da República Democrática da Coreia

As negociações para a unificação das Coreias fracassam e, em 1948, são criados dois Estados distintos: a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. É oficializado o regime comunista na Coreia do Norte, sob a liderança de Kim II Sung, que governa o país com mão de ferro até sua morte, em 1994.
Em 25/06/1950, tropas da Coreia do Norte invadem o sul, numa tentativa de unificar o país sob o regime comunista. A ONU decide enviar tropas. Integradas majoritariamente por soldados dos EUA, elas lançam um contra-ataque em setembro de 1950 e ocupam a Coreia do Norte.
Os chineses entram na guerra e em 4/01/1951 conquistam Seul, capital da Coreia do Sul. Uma nova ofensiva norte-americana, entre fevereiro e março, empurra as tropas chinesas e norte-coreanas de volta ao paralelo 38 – a linha imaginária que separa as duas Coreias.
Daí em diante as posições permanecem inalteradas em mais dois anos de combate. A trégua assinada em julho de 1953 estabelece uma zona desmilitarizada entre as duas Coreias, mas o conflito continua sem solução definitiva.
A Coreia do Norte é reconstruída com a ajuda da URSS e da China, mas sua economia entra em estagnação a partir da década de 70. No plano político o regime caracteriza-se pela intolerância a qualquer tipo de oposição e pelo culto a Kim II Sung.
No final da década de 80, o país perde grande parte da ajuda econômica da URSS e é obrigado a romper seu isolamento, iniciando o comércio com Formosa (Taiwan) e com o Japão em 1991. Nos anos 90 o país torna-se foco de atenção da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), que suspeita da existência de um plano norte-coreano para a produção de plutônio para fins militares.
Em julho de 1994 morre Kim II Sung, aos 82 anos. Sob forte pressão internacional, seu filho e sucessor, Kim Jong II, assina em outubro um acordo com os EUA para a desnuclearização da Coreia do Norte. Um mês depois a Coreia do Sul anuncia o fim do embargo comercial à Coreia do Norte...

Sem comentários:

Enviar um comentário