Previsão do Tempo

domingo, 11 de abril de 2010

A 12 de Abril Yuri Gagarin tornou-se no 1º homem a viajar no espaço.


A 12 de Abril de 1961, Yuri Alekseyevich Gagarin entrou na sua nave espacial Vostok 1, iniciou as checagens pré-voo e aguardou a contagem regressiva. Horas depois, murmurou algumas das mais bonitas frases da história:
A Terra é azul. Como é maravilhosa. Ela é incrível.
 E foi incrível. São palavras óbvias, mas foram ditas por um coração sincero, tocado e submisso pela visão de seu verdadeiro lar. Nascido como filho de um camponês em Klushino, na Rússia, Gagarin foi o primeiro homem a chegar ao espaço e orbitar a Terra.
  
Ao pronunciar aquelas palavras, ele orbitava de uma altitude de 300 km sobre a superfície de seu planeta natal, expressando o mesmo sentimento que cada astronauta teve desde então. Um sentimento de completa admiração à beleza de nosso pequeno planeta. Ao chegar às estrelas, Gagarin e o resto da humanidade perceberam o quão única e preciosa é a Terra.
  
O seu feito foi incrível para a época. Os Estados Unidos ficaram atordoados com a notícia, e a Nasa correu para enviar um homem para o espaço. Em 5 de Maio de 1961, Alan Shepard tornou-se o primeiro astronauta norte-americano, seguindo uma trajetória de míssil balístico. Somente no ano seguinte os EUA conseguiram colocar um astronauta em órbita – John Glenn circulou a Terra por quatro horas, 55 minutos e 23 segundos a bordo do Friendship 7 em 20 de Fevereiro de 1962.

Sem comentários:

Enviar um comentário