Previsão do Tempo

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A 16 de Abril de 1859,morreu Alexis de Tocqueville


Alexis de Tocqueville

(1805 Paris, França - 1859 Cannes, França)
Alexis de Tocqueville
Alexis de Tocqueville foi um pensador político e historiador francês, defensor da liberdade e da democracia. As suas obras incluem: "Du Système Pénitentiaire aux États-Unis et de Son Application en France" (1833), "De La Démocratie" (1840), e "L'Ancien Régime et la Révolution" (1856).
De Tocqueville, aristocrata francês, fora enviado pelo governo francês em 1831 para estudar o sistema prisional Americano. Chegou a Nova Iorque em Maio daquele ano e passou nove meses em viagem pelos Estados Unidos, tomando notas não só acerca das prisões, mas sobre todos os aspectos da sociedade americana, incluindo a sua economia e o seu sistema político, então único no mundo.
Após o retorno a França, em fevereiro de 1832, submeteu o seu relatório penal e escreveu "Da democracia na América". Esta obra foi impressa inúmeras vezes ainda no século XIX, e acabou por tornar-se um clássico. Nela, Tocqueville faz a promoção da democracia e liberdade:
Eu confesso que na América eu vi mais do que a América; eu vi a imagem da democracia mesmo, com suas inclinações, seu caráter, seus preceitos, e suas paixões, o suficiente para aprender o que devemos temer ou o que devemos esperar do seu progresso.
Tocqueville mais tarde ajuda a escrever a constituição da Segunda República e torna-se Ministro dos Negócios Estrangeiros Francês em 1849. Após a sua demissão no mesmo ano, concentra-se a escrever "O Antigo Regime e a Revolução Francesa", onde argumenta que a revolução deu origem a um ainda maior peso a nível de impostos e a uma maior centralização de poderes que o regime absolutista.

Sem comentários:

Enviar um comentário