Previsão do Tempo

domingo, 4 de abril de 2010

A 4 de Abril de 1968 foi assassinado Martin Luther King

MARTIN LUTHER KING
1929 – 1968

Martin Luther King foi um pregador negro da Igreja Baptista nos Estados Unidos, que dirigiu o movimento dos direitos civis a partir dos anos 50 até ser assassinado em 1968.

A emancipação dos negros americanos foi concedida, depois da guerra civil, em 1965, mas estes continuaram a sofrer perseguições e descriminações, especialmente nos estados de escravos no Sul. Depois da Segunda Guerra Mundial, os negros começaram a exigir igualdade de direitos. Martin Luther King surgiu como o líder mais importante do movimento dos direitos civis nos anos 50.

King veio de Atlanta, na Geórgia, no coração do Sul, e era filho de um pregador Baptista. Ele próprio preparou-se para sacerdote, e foi no seu seminário, na Pensilvânia, que tomou conhecimento pela primeira vez das ideias de Ghandi. King era um homem profundamente religioso e o vislumbre da não violência de Ghandi agradou-lhe bastante. Depois de se ter doutorado, em Boston, King tornou-se pastor em Montgomery, no Alabama, em 1954. Em 1955, envolveu-se numa luta que lhe valeu a fama nacional. Os negros estavam proibidos de viajar nos mesmos autocarros que os brancos (segregação) e, depois de ter sido presa uma mulher por ter infringido este regulamento, King organizou um boicote ao sistema de transportes urbanos. Embora a sua casa tivesse sido dinamitada e a família ameaçada, King insistiu até conseguir a não segregação, em 1956.
King foi empurrado para chefe de um movimento nacional que levou com êxito as tácticas dos boicotes, das manifestações e das greves a muitas outras cidades. Em 1963, em Birmingham, no Alabama, a Polícia utilizou mangueiras de incêndio e cães para dispersar os manifestantes contra a segregação em restaurantes, e este facto ultrajou muitos americanos. King ganhou o apoio dos liberais brancos e negros e mais de duzentas mil pessoas reuniram-se junto ao monumento a Lincon, em Washington, a 28 de Agosto de 1963, para ouvir a declaração emotiva de King sobre o seu sonho de justiça igual para todos.
O presidente John F. Kenedy apresentou legislação sobre os direitos civis. Foi assassinado antes de ser aprovada, mas o seu sucessor, Lyndon B. Johnson, viu a lei ser aprovada. Atribuíram a King o prémio Nobel da Paz, em 1964, pelo seu compromisso profundo com uma solução não violenta e pacífica para a injustiça. Continuou a sua campanha, contra a pobreza e desemprego e o envolvimento dos Estados Unidos na guerra do Vietname, bem como contra o racismo. King despertou as populações negras, mas foi bem sucedido também ao conseguir o apoio de inúmeros brancos. No entanto, em Memphis, no Tennessee, a 4 de Abril de 1968, foi morto a tiro. Para demonstrar a simplicidade da sua casa, o seu carro funerário era puxado a mulas.

Sem comentários:

Enviar um comentário