Previsão do Tempo

terça-feira, 6 de abril de 2010

A 7 de Abril de 1772, nasce Charles Fourier

FOURIER, FRANÇOIS-MARIE CHARLES (1772—1837) 

Socialista utópico francês, um dos antecessores do socialismo cientifico. Nas suas obras “Teoria dos quatro movimentos e dos destinos gerais” (1808), “Teoria da unidade universal” (1822) e “O novo mundo industrial e societário” (1829) pôs a nu as lacras do capitalismo, a anarquia da produção inerente a esse regime – anarquia que conduz à crise -, o parasitismo, a universal venalidade e a cobiça, a crescente miséria dos trabalhadores e a riqueza de uma minoria, a hostilidade dos seus interesses. 

Fourier elaborou planos para a transformação pacífica da "irracional" sociedade burguesa num "regime de harmonia" no qual o homem se desenvolvesse livremente e possa satisfazer todas as suas necessidades. O pilar fundamental da "sociedade harmónica", segundo Fourier, é a falange (associação) baseada no trabalho universal. Entendia Fourier que o trabalho perderia os seus traços repulsivos e se converteria na primeira necessidade do Homem, num prazer, dado que cada membro da falange elege voluntariamente a sua classe de trabalho, e no decorrer da jornada de trabalho, pode trocar as suas ocupações na indústria e na agricultura. Em vez da concorrência burguesa, estabelecer-se-ia a emulação entre os indivíduos para alcançar os melhores resultados, desapareceria a divisão do trabalho, divisão que deforma o homem, desapareceria a contradição entre o trabalho intelectual e o trabalho físico, entre a cidade e o campo. 

Marx e Engels tiveram em muita estima estas geniais conjecturas de Fourier sobre a sociedade futura. Na falange, na opinião de Fourier, o trabalho alcançará uma grande produtividade, e obter-se-ia a abundância de bens materiais que se distribuiriam de acordo com o trabalho realizado e o talento. A passagem para a nova sociedade teria lugar, segundo Fourier, como resultado da propaganda que se faça em torno da experiência dos falanstérios, cujo exemplo será seguido por toda a humanidade. 

Fourier confiava poder organizar os falanstérios com a ajuda de capitais facilitados por burgueses de bom coração. Não compreendeu a missão histórica do proletariado, negava o significado da luta de classes e a necessidade de que a sociedade capitalista se transformara por via revolucionária, o que era reflexo do escasso desenvolvimento do proletariado. No entanto, e apesar do carácter utópico e fantástico de muitas das suas conjecturas, a doutrina de Fourier teve uma influência positiva e constituiu uma das fontes do socialismo cientifico. 

Sem comentários:

Enviar um comentário