Previsão do Tempo

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A 8 de Abril de 1973, morreu Pablo Picasso, um dos maiores artistas do séc. XX


Pablo Ruiz Picasso, o artista mais famoso e também o mais versátil do século XX, nasceu em Málaga, no sul de Espanha, no dia 25 de Outubro de 1881.Filho de pintor e professor José Ruiz Blasco e Maria Picasso Lopez.
Foi em Corunha desde 1891 a 1895 que começou os seus estudos de Belas Artes, mas foi em Barcelona, Peru onde a família se mudou o, que completou a sua formação e iniciou a sua carreira de pintor.
Em 1896, Picasso executou a sua primeira obra a óleo; “A Primeira Comunhão”.
No ano seguinte expõem “ Ciência e Caridade”, na exposição de Belas Artes de Madrid, e obtém a medalha de Ouro de Málaga.
Após este período, em, 1899, Picasso integra-se na boémia barcelonesa de fim de século, que era então um centro de artístico de grande vitalidade. Frequenta a cervejaria de 4 Gats onde conhece todos os artistas catalãos dessa época.
Em 1901, Cassagemas suicidou-se num café parisiense. Começo do Período Azul, quadros sombrios dominados por tons frios de azul.
Em 1904, instala-se em Paris, “ Estúdio Bateau Lavoir “, n.º 13, conhece Fernande Olivier sua companheira durante 7 anos. Vai muitas vezes ao Circo Médrano, e passa a interessar-se por temas circenses e dos saltimbancos . Termina o período Azul.
No ano seguinte começa o Período Rosa porque as cores e os temas alegram-se, com temas inspirados sobretudo no mundo do circo.
Entre 1906 e 1907, as influências da arte negra e de Cézanne conduzem Picasso ao cubismo. Pinta o seu auto-retrato e os numeroso estudos para a obra “Les Demoiselles d’ Avighon”.
Conhece esculturas africanas: inicia-se o Período Negro que começa em 1907 e acaba em 1908.
Em 1912 o “cubismo sintético” faz um uso novo da cor. Faz as suas primeiras colagens fazendo a obra “Natureza-Morta com Cadeira Empalhada”.
4 anos depois o classicismo e o Surrealismo. Nesta fase, Picasso tem contacto com a dança, o teatro e a fotografia.
No ano 1925, Picasso começou a pintar formas deformadas, que eram em parte uma resposta ás suas dificuldades pessoais. A partir desta época, os seus trabalhos tornaram-se cada vez mais multiformes , empregando - e inventando – uma variedade de estilos como nenhum outro artista havia tentado antes.
Em 1934 ele viaja à Espanha para ver corrida dos touros . produz inúmeros trabalhos sobre o tema, em várias técnicas.
1936, eclode a guerra civil espanhola , facto que irá influenciar profundamente a obra de Picasso. Nesse mesmo ano, Picasso é eleito director honorário do Museu do Prado em Madrid.
Em 1941, escreve uma peça surrealista” Le Désir attrapé par la Quene”
3 anos depois de escrito a peça, com Albert Camus, Simon Beavoir, Jean Paul Sartre e outros. Nesse mesmo ano filia-se ao Partido Comunista Francês.
Em 1956, produz um grande grupo de esculturas “Os Banhistas“.
1963 é inaugurado o primeiro Museu Picasso, em Barcelona.
Em 1966 tinha 85 anos fez um retrospecto da sua carreira, agrupando, nos seus desenhos, os seus preferidos temas: pastoris, circo, mulheres fazendo toilette, nus deitados, entre outros.
Picasso termina a sua carreira e vida em 1973 com 91 anos no dia 8 de Abril na cidade de Mougis, e é enterrado a 10 de Abril no jardim do Castelo de Vauvenargues.

8 comentários:

  1. GRANDE PINTOR QUE ELE ERA

    ResponderEliminar
  2. ele era um grande pintor mas que pena que ele morreu pessoas que merrecem morrer nao morre pessoas que tenque viver morrer ver se vcs entendem?

    ResponderEliminar
  3. otempo passa e boas lenbransas ficam! como disse nossa amiga joice pessoas que merecem morrer nao morrem e pessoas que tem de viver morrem!voce ja deve ter ouvido essa frase: a vida e uma caixinha de surpresas! pois e o caso temos que ficar de olho na nossa vida e sequir em frente com nosso querido PABLO RUIZ PICASSO e quando chegar a nossa hora chegou! nos temos que ser fortes para venser essa luta que chamamos de vida!!!!!!!!!!!!!

    thxauu!!!
    beijus!!!!!!!!!!!!!!!!!

    pensem e sejam felises!

    ResponderEliminar
  4. Pablo picasso foi um otimo artista.!

    ResponderEliminar
  5. Que ele foi um grande artista que teve seu perildo de cada cor em sua obra que ele se ismpirou para mostrar para nós que tudo tem sua hora de ser acontecer.Ele era um dos grande gênio da pintura conteporânea.Eu queria ter conhecido ele meus familiares falam para mim que ele era genial que ele pintava ispirado em coisas que aparecia na frente dele e seus pais se orgurlhava dele

    Adorei falar sobre ele
    Tchau....
    beijocas para todos que lem meu desabafo
    Pense sempre nele quando virem alguma arte
    foi um prazer

    ResponderEliminar
  6. nossa no desenho dele ele faz ne 1 linha so nossa eu nao consigo so quem e atrista

    ResponderEliminar