Previsão do Tempo

quinta-feira, 8 de abril de 2010

A 9 de Abril de 1918, travou-se a Batalha de La Lys


Foi nesta batalha que os soldados do então Batalhão da Infantaria 13 se destacaram pela sua acção e intervenção heróicas.
Cerca de cem fotografias resumem a luta do Corpo Expedicionário Português (CEP) durante a 1ª Guerra Mundial, tendo a Batalha de La Lys como pano de fundo. Quando em Fevereiro de 1917 os primeiros militares desembarcaram em França estariam longe de imaginar as baixas do contigente português. A batalha que se deu na zona de Flandres, na Bélgica, foi uma das maiores catástrofes militar. Morreram centenas de soldados.
Apesar dos dados fatídicos, o batalhão de Vila Real distinguiu-se pelo serviço heróico na defesa de La Couture. Acto que justificou a condecoração com a Cruz de Guerra de 1ª Classe, ostentada hoje no estandarte nacional do RI 13.
A exposição fotográfica,  retrata os primeiros passos do Corpo Expedicionário Português desde a preparação militar à instrução, passando pela construção das trincheiras e pela visita de personalidades aos militares lusos que se batiam ao lado das restantes tropas aliadas.
Algum material de artilharia utilizado pelos soldados portugueses também pode ser visto na mostra. Dos objectos, ganha destaque a metralhadora Lewis que se notabilizou na mão do “soldado Milhões”, quando, sozinho e apenas com a arma em punho, enfrentou os militares alemães.

Sem comentários:

Enviar um comentário