Previsão do Tempo

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Efemérides do dia 15 de Abril de 2010


Principais acontecimentos registados a 15 de Abril, na História do Mundo:
1452 - Nasce, perto de Florência, o pintor Leonardo da Vinci.

1493 - Cristóvão Colombo chega à Sevilha (Espanha), após o descobrimento da América, onde é recebido triunfalmente.
1649 - Assinam-se, no palácio do governo em Luanda (Angola), as capitulações impostas por Salvador Correira ao rei do Congo, consideradas "severas" pelos habitantes da capital.
1669 - Luís XIV de França declara guerra à Espanha.
1715 - A Prússia, Saxónia, Polónia, Hannover e a Dinamarca constituem uma aliança contra a Suécia.
1834 - Governo da colónia portuguesa de Angola proibe a retirada de patentes a oficiais, a não ser "por sentença pronunciada pelo conselho do governo".
1856 - A Grã-Bretanha, França e a Áustria garantem a independência e a integridade da Turquia.
1891 - Constitue-se a companhia do Katanga, criada para explorar os depositos de cobre no Congo belga (actual República Democrática do Congo).
1911 - Tropas norte-americanas combatem no rio Grande, México, contra os insurrectos.
1912 - Nasce, em Manguinda na cidade Pyongyang, numa família revolucionária de origem camponesa, Kim il Sung, pai da nação coreana.
1923 - A insulina, descoberta pelo investigador canadiano Frederick Banting, é colocada em circulação para uso generalizado dos diabéticos.
1927 - Chiang Kai-Shek é destituído das duas funções de generalissimo das forças armadas chinesas, e instala um governo em Nanquim.
          - Um terramoto abala Santiago do Chile.
1939 - O presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, pede garantias a Alemanha e a Itália de que não atacarão as 31 nações que constam de uma lista que ele próprio elaborou.
1942 - A artilharia japonesa destrói posições norte-americanas em Corregidor, nas Filipinas, no decorrer da II Guerra Mundial.
1960 - Proclama-se a Independência da República do Congo Brazzaville.
1971 - O governo do Ceilão ordena a expulsão dos diplomatas norte-coreanos, os quais são acusados de estarem a auxíliar os guerrilheiros esquerdistas.
1974 - Um golpe militar na Nigéria derruba o governo do presidente Hamani Diori.
1979 - Um sismo com a magnitude 7,2 na escala de Richter sacode a costa Adriatica, numa manhã de Pascoa, e causa 235 mortos na Jugoslávia e na Albânia.
1980 - Morre, em Paris (França), o filosofo francês Jean-Paul Sartre.
1982 - Cinco muçulmanos fundamentalistas são executados no Cairo, depois de condenados pelo assassínio do presidente egípcio, Anwar El Sadat.
          - O Canadá adquire a total independência da Grã-Bretanha com a aprovação da nova constituição do país.
1989 - Incidentes, no decurso de um jogo de futebol no estádio britânico de Hillsborough (Sheffield), provocam a morte de cerca de 100 pessoas.
1990 - Morre a "divina" Greta Garbo aos 84 anos, legendária actriz cinematografica, nascida na Suécia, mas naturalizada norte-americana.
1993 - Giulio Andreotti, sete vezes primeiro-ministro de Itália, comparece perante a comissão do Senado para lhe decidir a retirada ou não da imunidade parlamentar devido às acusações que o dão como elemento comprometido com a máfia.
1994 - Assina-se, em Marraquexe (Marrocos), o acordo do Uruguay Round, negociado nos últimos sete anos, no ámbito do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT).

1997 - O Papa João Paulo II abençoa o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, durante a audiência concedida a este no ámbito da sua visita ao Vaticano.

2002 - Um Boeing 767-200 da Air China, bate contra uma colina durante chuva torrencial e neblina perto de Pusan, Coreia do Sul, mantando 128 pessoas.

             Este é o centesimo décimo quinto dia do ano. Faltam 260 para acabar 2010.


Sem comentários:

Enviar um comentário