Previsão do Tempo

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Principais acontecimentos registados a 24 de Abril, na História do Mundo:


 Principais acontecimentos registados a 24 de Abril, na História do Mundo: 
 
1514 - O sultão Selim I com o seu exército invade a Pérsia.
1617 - O marquês de Angra, Concino Concini, é assassinado por ordem de Luis XIII. Carlos Alberto, duque de Luynes, assume o governo de França.
1836 - Morre Firmin Didot, o inventor da estereotipia.

1856 - Nasce Henri-Philipe Petain, marechal francês.
1898 - A Espanha declara guerra aos Estados Unidos da América, na sequência do ultimato norte-americano que exigia a retirada imediata dos espanhóis de Cuba.
1909 - O Exército de Libertação da Turquia captura Constantinopla, actual Istambul, aos rebeldes.
1916 - A irmandade republicana irlandesa inicia a revolta da páscoa em Dublin, Irlanda. Depois de duros combates são subjugados pelos Ingleses. A três de Agosto Roger Cosement e outros chefes rebeldes foram executados

1926 - A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e a Alemanha assinam um tratado de amizade e neutralidade.

1932 - O partido Nazi alemão vence as eleições na Baviera, Prússia, Wurttenberg e Hamburgo.

1961 - O presidente Tchombé, do Catanga (Shaba), denuncia, na conferência dos líderes congoleses, o Presidente da República, Kasa-Vubu, pelo seu acordo com os Estados Unidos da América. Foi preso a saída dos trabalhos.
1965 - Os Estados Unidos da América intervêm com os seus fuzileiros em São Domingo, República Dominicana. Os EUA consolidam o poder do Presidente Joaquim Balaguer.

1967 - Morre o cosmonauta soviético Vladimir Komarov, devido a problemas verificados no pára-quedas da sua cápsula espacial durante a fase de aterragem.

1970 - A China lança o seu primeiro satélite artificial. 

          - A República Gambiana alcança a independência.

1971 - Cosmonautas soviéticos acoplam a um satélite artificial não tripulado, antes da tentativa da construção do primeiro laboratório espacial orbital.
1983 - O chanceler austríaco, Bruno Kreisky, anuncia a intenção de se demitir, devido a perda da maioria absoluta do seu partido (PS) nas eleições parlamentares, depois 13 anos no poder.

1984 - O governo militar brasileiro encerra as duas universidades, onde se registaram incidentes entre estudantes e a polícia. Igualmente impõe censura a rádio e a televisão, em relação com a exigência popular de eleições directas.
1985 - O corpo do falecido presidente eleito brasileiro, Trancredo Neves, é transportado de regresso a pequena cidade colonial de São Paulo Del Rei onde nasceu, e foi sepultado. 

1986 - Morre, na sua residência perto de Paris, a duquesa de Windsor, na sua residência perto de Paris (França) aos 89 anos de idade, por quem o rei Eduardo VII abdicou o trono da Inglaterra. 

1990 - Delegações do governo de Angola e da Unita realizam o primeiro encontro oficial, sob a égide do Primeiro-ministro português, Cavaco Silva, em Évora, Portugal. 


          - Morre o músico de jazz norte-americano Dexter Gordon aos 67 anos de idade, considerado como mestre do saxofone tenor.
1992 - A empresa de Correios e Telégrafos de Angola reincida relações com a sua congénere sul-africana, a nível postal.
1994 - O governo de  Angola refuta, através do seu porta-voz na Comissão Conjunta para a pacificação do país, não haver impasse no processo.
1995 - A Comissão de Transparência portuguesa toma posse na Assembleia da República.
 
1996 - O Conselho Nacional Palestiniano (CNP) põe fim a 32 anos de luta armada contra Israel, em votação.

          - O Conselho Europeu aprova a adesão da Croácia.

1997 - Uma mulher de 63 anos de idade dá a luz o seu primeiro filho, em Los Angeles (EUA), tornando-se na mais velha parturiente do Mundo.

1998 - O parlamento Russo vota contra a nomeação de Kirienko para chefe do governo de Moscovo. 

             Este é o centésimo décimo quinto dia do ano. 
Faltam 251 dias para acabar 2010. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário