Previsão do Tempo

domingo, 25 de abril de 2010

Principais acontecimentos registados a 25 de Abril, na História do Mundo:


 Principais acontecimentos registados a 25 de Abril, na História do Mundo: "Dia Africano da Erradicação da Malária"
 
1915 - As forças anglo-francesas desembarcam em Gallipoli (Turquia), durante a I Grande Guerra.


1920 - A Polónia lança uma ofensiva contra os Soviéticos, na Ucrânia. O comando supremo-aliado atribui a Grã-Bretanha os mandatos da Mesopotâmia e da Palestina, e a França os da Síria e do Líbano- Delegados de 45 países iniciam a conferência de São Francisco (Califórnia, EUA), que terminou com a assinatura da carta das Nações Unidas. 

1955 - Vinte e nove nações da Ásia e de África terminam a Conferência de Bandung que condena o colonialismo, o racismo e a Guerra Fria.

1971 - Uma nave espacial Soviética aterra com êxito, após ter acoplado ao laboratório espacial em órbita.·
1975 - Revolução dos cravos em Portugal. 
          - Morre o dirigente veterano do Partido Comunista francês, Jacques Duclos.
1978 - A África do Sul aceita o plano ocidental de independência da Namíbia com base num governo de maioria negra.
1979 - O tratado de paz do Médio Oriente entra em vigor. Representantes egípcios e israelitas trocam documentos de ratificação do tratado, em cerimónia efectuada em Kisheid, no deserto do Sinai.
1980 - O presidente dos Estados Unidos da América, James Carter, anuncia o fracasso de uma operação militar ocorrida no dia anterior no deserto iraniano para a libertação dos reféns norte-americanos detidos no Irão. Da operação resultou a morte de oito soldados.
1983 - O dirigente Sindical Polaco, Lech Walesa, regressa ao trabalho nos estaleiros de Gdansk. Walesa afirma recear novos ataques por parte das autoridades militares.
1987 - O partido Nacional do Chile (PNC) torna-se na primeira formação política a ser reconhecida oficialmente desde 1973. O PNC foi formado por antigos partidários do regime Militar chileno.
1988 - Um tribunal israelita condena a morte John Demjanjuk, um antigo mecânico de automóveis, depois de comprovado se tratar de "Ivan, o terrível". Demjanjuk se tornou celebre guarda nazi pelas torturas sádicas que infligiu aos Judeus nos campos de concentração. 

1990 - Os astronautas do vaivém espacial norte-americano "Discovery" colocam em órbita o telescópio espacial "hubble".Telescópio com capacidade de estudar o espaço exterior como antes nunca foi possível.·

1992 - O ministro angolano da Administração do Território, Paulo Kassoma, calcula em sete biliões de Kwanzas a quantia para o processo eleitoral.

1993 - Delegações do Governo Angolano e da UNITA entram no décimo-terceiro dia de negociações em Abichas. Em discussão estava o segundo documento síntese elaborado pelos observadores do Processo de Paz em Angola (EUA, Rússia e Portugal).·
       
           - Morre Geraldo Del Rey, actor brasileiro.

1994 - Tentativa de golpe de estado no Burundi contra o governo Tutsi. Um grupo de militares da minoria Tutsi tenta apoderar-se do poder pela força das armas. 

1995 - Morre a actriz norte-americana Ginger Roger aos 83 anos de idade, Virgínia Katherine Mcnath de nome próprio.

1996 - O governo Israelita retira do seu programa a clausula que se opunha a criação de um Estado palestiniano. 
             
2002 - Lançamento no Brasil uma cédula comemorativa de 10 reais.
 

2005 - Entronização Joseph Ratzinger como Papa Bento XVI

2007 - Anunciada por três países (França, Portugal e a Suiça) descoberta de  Gliese 581 c, primeiro planeta extra-solar  potencialmente habitável, conhecido como Segunda Terra.

Este é o centésimo décimo quinto dia do ano. Faltam 250 dias para acabar 2010.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário