Previsão do Tempo

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Principais acontecimentos registados no dia 30 de Abril


 Principais acontecimentos registados no dia 30 de Abril:

1789 - George Washington toma posse como o primeiro presidente dos Estados Unidos da América.

1824 - Ocorre a revolta que ficou conhecida por "Abrilada" em Portugal.

1838 - A Nicarágua torna-se independente. Dissolve-se a Federação das Províncias Unidas da América Central.

1896 - O Senado Argentino reúne-se pela primeira vez.

1900 - Os Estado Unidos da América autorgam as Ilhas Havai o estatuto de território.

1902 - Morre o romancista Francês Xavier de Montepin.

1919 - Morre o arquitecto Miguel Ventura terra, autor de diversos projectos, em Lisboa. Ventura é autor da remodelação do palácio de S. Bento, o templo de Santa Luzia e a igreja dos Anjos, Lisboa, entre outros.

1927 - Noventa e Sete pessoas morrem em consequência da violenta explosão ocorrida numa mina de carvão em Everettville, Virgínia.

1949 - Nasce António Gueteres ex-primeiro Ministro Português e Alto Comissário para os Refugiados da ONU.

1953 - O Partido Popular Progressista da Guiana, do dirigente nacionalista Cheddi Jagan, ganha as primeiras eleições no país, antes sob o domínio Britânico.
           - Morre o compositor e maestro Raúl Ferro em Lisboa, autor de melódias populares, entre as quais "Abril em Portugal (Coimbra).

1974 - O Dirigente Comunista Álvaro Cunhal regressa a Portugal após 14 anos de exílio.

1975 - O governo do Vietname do Sul rende-se incondicionalmente aos comunistas do norte, Vietcong, terminando 29 anos de guerra civil. Simultaneamente, Saigão passa a chamar-se cidade de Ho Chi Minh.

1979 - O cargueiro "Asdod" torna-se no primeiro navio israelita a passar pelo canal do Suez, desde 1948.

1980 - A embaixada iraniana em Londres é assaltada por um grupo de três árabes armados, que fazem 21 reféns.

1983 - Morre, em Downers Grove (Illinois), o cantor de "blues" e guitarrista Norte-americano Moda Walters. Um dos maiores influenciadores da moderna música popular. Contava na altura 68 anos de idade.

          - O Irão liberta 32 prisioneiros iraquianos feridos, transportando-os para Ancara (Turquia) para serem entregues à Cruz Vermelha Internacional.

1984 - O ciclista Joaquim Agostinho sofre uma queda no final da quinta etapa da volta ao Algarve, a qual lhe provocou fractura do crânio. Viria a falecer numa clínica em Lisboa após uma intervenção cirúrgica.


          - Uma criança de meses e uma mulher de 80 anos morreram devido à explosão de uma bomba colocada pelas FP-25 na residência de um proprietário agrícola de S. Mansos Alentejo (Portugal).

1984 - O presidente dos Estados Unidos da América, Ronald Reagan, viaja a Xangai. Ido de Pequim, última etapa da sua visita oficial de seis dias a China.

1985 - Cinco indivíduos armados roubam 17 mil contos destinados ao pagamento de salários, depois de assaltarem a sede do "Diário de notícias.

          - Angola adere e assina a convenção de Lomé, um pacto entre a Comunidade Europeia e os países mais pobres do mundo. Torna-se o sexagésimo sexto país da convenção.

1986 - Comandos e outras Forças de Segurança Indianas assaltam o templo dourado de Amritsar, o principal santuário dos Sikh, com vista a capturar extremistas.


          - A URSS fala, pela primeira vez, sobre as vítimas do acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido no dia 26. Estimaram-se em 197 pessoas hospitalizadas.

1988 - Inaugura-se, em São Paulo (Brasil), um busto do poeta português Fernando Pessoa, no último dia dos trabalhos do Congresso Pessoano.

1989 - Morre o realizador cinematográfico italiano Sérgio Leone aos 60 anos de idade.

1990 - Após três anos de cativeiro no Líbano, o refém Norte-Americano Frank Reed, de 57 anos, é libertado por uma organização pró-iraniana.

1992 - A Bósnia-Herzegovina (na Ex-Jugoslávia) é admitida como membro da Conferência de Segurança e Cooperação na Europa. torna-se no 52 país da organização.

1993 - Um chinês apresenta publicamente "cigarros saudáveis" feitos de ervas medicinais, que cura a tosse, fortalecem o sistema nervoso e imunológico e concede maior resistência ao cansaço.

1994 - Morre Roland Ratzenberger piloto de corridas austríaco.

1996 - A Assembleia Nacional de Angola aprova o projecto de resolução que autoriza o governo a legislar sobre o regime fiscal das actividades geológicas e mineiros, nomeadamente os Impostos de Redimentos de Produção (Royalt) e a Taxa de Superfície.

         - Bill Clinton, presidente dos EUA, e Shimon Peres, chefe do governo israelita, assinam, em Washington, um acordo que reforça a luta contra o terrorismo.

1997 - A casa real de Espanha anuncia o casamento da Infanta Cristina Com Inki Urdangarin, desportista basco.

1998 - Angola e a África do Sul assinam um acordo geral de cooperação.

1999 - Inicia o XXII congresso do PSD em Coimbra, Portugal.

 2001 - Morre Maria Clara Machado, dramaturga brasileira.

2002 - Morre Charlotte Von Mahlsdorf, fundador do Gründerzeit Museum in Berlin-Mahlsdorf.

2004 - A ONU cria a Minustah.

2006 - Morre Jean-Françõis Revel, filósofo, escritor e jornalista francês.

2007 - Morre Octávio Frias de Oliveira, publisher do jornal Folha de São Paulo.

2008 - Morre Júlio Maria Bandeira de Mello, médico e político brasileiro, fundador do município de Bom Jesus, no estado da Paraíba.

2009 - Morre David Picão, religioso brasileiro.

         Este é o centésimo vigésimo dia do ano. Faltam 245 dias para acabar 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário