Previsão do Tempo

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A 14 de Maio de 1991, suicidou-se Jiang Qing, líder do " Bando dos Quatro"

China o Bando dos Quatro


Este período – marcado por ferozes lutas de poder e a perseguição de todos os que se afastassem dos ideais mais estritos do comunismo – continua a ser um assunto sensível para a sociedade chinesa, em grande parte devido ao papel desempenhado por Mao Tse Tung, uma figura que continua a ser intocável, 30 anos após a sua morte.
O Bando dos Quatro – o mais radical dos protagonistas deste conturbado período da história chinesa – era liderado por Jiang Qing, terceira mulher do líder chinês, que se juntou a Yao Wenyua, responsável pela propaganda oficial, e a dois homens fortes de Xangai, Zhang Chunqiao e Wang Hongwen.
Com o apoio tácito de Mao, então já doente, o grupo liderou a ofensiva contra a ala mais moderada do regime, liderada pelo primeiro-ministro, Zhou Enlai, cuja grande influência sobre a máquina estatal nunca conseguiram pôr em causa, apesar das purgas sucessivas.
O país vivia então um período de terror, com a deportação de milhões de pessoas para campos de trabalho e a constante vigilância e repressão levada a cabo pelos guardas vermelhos – as milícias de jovens recrutados por Mao nos primeiros anos da revolução para garantir a pureza do regime, tornando-se num eficaz instrumento na luta pelo poder.
Em 1976, após a morte de Zhou Enlai e Mao Tse Tung, desaparecidos com meses de intervalo, a China foi palco de uma sangrenta luta entre facções, que acabaria com a subida ao poder de Deng Xiaoping (que nos anos seguintes abriria as portas do regime ao capitalismo e ao mundo) e a prisão dos elementos do Bando dos Quatro.
Em 1981, a mulher de Mao e Zhang Chunqiao foram condenados à pena capital, mas as suas penas foram comutadas para prisão perpétua, apesar de nunca terem mostrado arrependimento.
Dez anos depois, Jiang Qing – considerada a principal responsável pelas atrocidades cometidas durante a Revolução Cultural – enforcou-se na prisão, mas a imprensa não fez qualquer referência ao sucedido.
Em 1992, Wang Hongwen, o mais novo dos elementos do bando, condenado também a prisão perpétua, morreu de cancro no cárcere – destino igual ao de Zhang Chunqiao, em Abril do ano passado.
Yao Wenyua estava em liberdade desde 1996, após duas décadas de prisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário