Previsão do Tempo

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A 15 de Maio de 1986, morreu Elio de Angelis


Elio de Angelis
Nasceu em 26 de março de 1958, em Roma, na Itália, filho de um ex-piloto de barco. Começou a carreira na Fórmula 1 na Shadow, estreando no Grande Prêmio da Argentina de 1979. No ano seguinte, foi contratado por Colin Chapman e passou a correr na Lotus até 1985.
Conquistou duas vitórias (Áustria em 1982, a última na qual a equipe ainda tinha seu fundador vivo, e em San Marino 1985). Em 1983, terminou o campeonato na terceira colocação – a melhor de sua história na escuderia. Em 1986, trocou a Lotus pela Brabham, porque achava que a escuderia estava concentrando todos os seus esforços em Ayrton Senna. Lá substituiu o então bicampeão Nelson Piquet, que havia trocado a Brabham pela Williams.
Sua última corrida foi o Grande Prêmio de Mônaco de 1986, realizado no dia 11 de maio. Apenas quatro dias depois desta corrida, De Angelis testava sua Brabham no circuito de Paul Ricard, na França, quando sofreu um grave acidente e faleceu no dia seguinte, em um hospital em Marselha, devido a ferimentos causados pela inalação da fumaça provocada pelo violento choque. O italiano tinha apenas 28 anos de idade.
Em oito temporadas na Fórmula 1, acumulou 122 pontos em seus 108 Grandes Prêmios. Além das duas vitórias, foi pole três vezes e subiu ao pódio em nove corridas. De Angelis também era pianista clássico, chegando a entreter pilotos em greve durante o final de semana do Grande Prêmio da África do Sul de 1982.

Sem comentários:

Enviar um comentário