Previsão do Tempo

domingo, 16 de maio de 2010

A 17 de Maio de 1383, D. Beatriz de Portugal casava com o Rei D. João I de Castela

A 17 de Maio de 1383, D. Beatriz de Portugal casava com o Rei D. João I de Castela. 

Imagem 
D. Beatriz de Portugal, rainha de Direito. 

A rainha D. Beatriz de Portugal (ou D. Brites de Portugal, Coimbra, 1372 - Madrigal, 1410) era filha do Rei D. Fernando I de Portugal e de sua mulher, a rainha D. Leonor Teles. Foi a última soberana da Casa de Borgonha, reinando através de regência interposta, tal como sucedeu mais tarde a D. Pedro IV, sendo brevemente destronada pela Revolução de 1383-85 tal como este o foi por seu irmão D. Miguel. 
A herdeira legítima 

No início de 1383, a infanta D. Beatriz era a única descendente do rei moribundo, depois da morte prematura dos seus irmãos mais novos D. Pedro em 1380 e D. Afonso em 1382. Como herdeira do trono, o seu casamento dominava a agenda política em Portugal e era objecto de intriga e manipulação das várias facções. 

D. Fernando arranjou e cancelou o casamento de Beatriz por diversas vezes, até finalmente, por motivos militares, optar pela primeira escolha da sua mulher, o rei João I de Castela. Viúvo desde o ano anterior de uma princesa aragonesa, João de Castela encontrou vantagens políticas na união e exigiu o casamento no quadro da assinatura da paz. A cerimónia teve lugar a 17 de Maio de 1383, na cidade fronteiriça de Elvas. D. Beatriz tinha apenas 11 anos. 

1 comentário: