Previsão do Tempo

domingo, 23 de maio de 2010

A 24 de Maio de 1743, nasce Jean-Paul Marat

Jean-Paul Marat


Revolucionário francês (24/5/1743-13/7/1793). Nasce em Boudry, na Suíça, e estuda medicina em Paris e Bordeaux. Termina o curso na Inglaterra  em 1775. De volta à França, é nomeado médico da guarda pessoal do conde d''Artois, irmão mais novo do rei Luís XVI.
Em 1783 abandona a profissão para se dedicar à carreira de cientista - já havia publicado artigos sobre experiências com fogo, luz e eletricidade. Em 1780 lança seu Plan de Législation Criminelle (Plano de Legislação Criminal), que é considerado subversivo pelo governo.
Jean Paul Marat Um ano depois tem  ingresso recusado na Academia de Ciências. Esses dois factos dão início ao seu desencanto com a aristocracia então no poder. Em 1789, ano da eclosão da Revolução Francesa, funda o jornal L''Ami du Peuple (O Amigo do Povo), em que se revela defensor das causas populares.
Condenado várias vezes, é visto como o porta-voz do partido jacobino, a ala mais radical da revolução. Considerado fora-da-lei, refugia-se na Inglaterra entre 1790 e 1791, retornando então a Paris. Quando os sans-culotte (massas populares), orientados pelos jacobinos, proclamam a república e instituem a Comuna de Paris como órgão executivo do governo, Marat é eleito um dos dirigentes.
No ano seguinte, Charlotte Corday militante do partido moderado dos girondinos, entra na sua casa e  assassina-o na banheira, apunhalando-o.

Sem comentários:

Enviar um comentário