Previsão do Tempo

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A 25 de Maio de 1420, O Infante D. Henrique é designado governador da Ordem de Cristo

25 de Maio de 1420 - O Infante D. Henrique é designado governador da Ordem de Cristo.

A Ordem de Cristo é uma ordem religiosa e militar, criada no século XIV a partir da extinção da Ordem dos Cavaleiros Templários, e herdeira das propriedades e privilégios desta.
A 11 de Junho de 1421, um capítulo reunido em Tomar adoptou como regra da Ordem de Cristo a da Ordem de Calatrava, o que resolvia quaisquer pendências de natureza espiritual e de obediência, mantendo-se na esfera da cavalaria.
O cargo de mestre passara após 1417 a ser exercido por membros da Casa Real, que  passou a nomear administradores e governadores por nomeação papal.
O primeiro foi o infante D. Henrique, que a encaminhou para o que parecia ser sua missão inicial, a de conquista da Ásia, através das viagens marítimas, que a própria ordem financiou.
Os ideais da expansão cristã reacenderam-se no século XV quando seu Grão-Mestre, Infante D. Henrique, investiu os rendimentos da Ordem na exploração marítima. O emblema da ordem, a Cruz da Ordem de Cristo, adornava as velas das caravelas que exploravam os mares desconhecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário