Previsão do Tempo

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A 6 de Maio de 1682, a corte francesa é transferida para Versalhes


O Palácio e Castelo de Versailles
"A história de Versalhes começou em 1623, quando Luís XIII mandou construir um pavilhão de caça e um pequeno castelo em pedra e tijolo no meio de uma coutada, 23km a sudoeste de Paris. O rei gostou tanto deste pequeno castelo que decidiu acrescentá-lo.
Quando o seu filho Luís XIV, conheceu o Castelo em 1651, tinha apenas 13 anos, e depois de inúmeras visitas, decidiu pela construção do palácio, que viria acontecer a partir de 1664.
Em 1669, o arquitecto Louis Le Vau (1612-1670) foi incumbido de transformar um pavilhão de caça, no maior palácio da Europa. A primeira tarefa foi drenar os enormes pântanos e terraplanar as terras em seu redor. Durante estes trabalhos, milhares de trabalhadores morreram de febre e pneumonia.
Le Vau sugeriu inúmeras soluções distintas. Uma requeria a demolição do antigo Castelo e a substituição por um novo edifício no Estilo Italiano. A segunda previa a construção de um novo edifício ao lado do existente, à qual o rei concordou. Adicionalmente foram construídos os apartamentos reais no primeiro piso, para o Rei (no lado Norte) e para a Rainha (lado Sul) recepção interior e uma enorme varanda com vista sobre os jardins. O Castelo de pedra e tijolo foi preservado e posteriormente embelezado com colunas de mármore, varandas em ferro forjado e ornamentos no telhado. Outros dois edifícios, cozinhas e estábulos foram anexos ao conjunto, formando assim o Pátio Real.
As pinturas, tapeçarias, esculturas, e mobiliário foram executados pelos melhores artistas Italianos e Franceses da época, de entre os quais destaca-se o jardineiro Andre Le Nôtre (1613-1700), o pintor Charles Le Brun (1619-1690) e os escultores François Girardon (1628-1715), Antoine Coysevox (1640-1720) e Etienne Le Hongre (1628-1690) produziram centenas de trabalhos para o palácio e Jardins.
Durante 1667 iniciaram-se as escavações para o grande canal. O Rei preocupado com a falta de água para as fontes, e considerando que a principal reserva, o Rio Loire, se situava a mais 100 km, decidiu pela construção de uma enorme máquina hidráulica, que transportaria água a partir do Rio Sena até ao local. Os parques construídos em redor do enorme lago artificial, têem cerca de 30 hectares. As centenas de fontes e quedas de água foram elaboradas a partir de um plano subterrâneo de reservatórios e aquedutos.
Depois da morte de Le Vau, Jules Hardouin Mansart (1646-1708) tornou-se no arquitecto oficial do Rei, e este último ocupou-o de redesenhar e acrescentar o Palácio de Versailles. Partindo dos planos de Le Vau, construíu a Galeria dos Espelhos, O Laranjal, o Grande Trianon e as alas Norte e Sul do Palácio. Quando morreu, em 1708, encontrava-se a trabalhar na construção da Capela Real.
A transferência da Corte e Sede de Governo para Versailles ocorreu em 6 de Maio 1682 e até à revolução Francesa, Versailles foi centro administrativo do Reino, albergando não só a família real, mas também grande parte da Nobreza Francesa, pronta para servir o seu Rei.
Entre 1678 e 1684, o terraço do Castelo foi transformado na Galeria dos Espelhos, simbolizando o poder do Rei-Sol. A sala mede 73m de comprimento, 10m de altura e 12,30m de altura e inclui o Salão de Guerra a Norte e o Salão da Paz a Sul. Setenta janelas iluminam e proporcionam a vista sobre os jardins, enquanto pilares de mármore verde decoram as paredes da galeria. Frente às janelas uma série de espelhos biselados reflectem a vista dos jardins. Quando a galeria foi concluída, era a mais impressionante utilização de espelho alguma vez feita, uma vez que era uma tecnologia relativamente recente.
Durante o reinado de Luís XV, em 1770, o arquitecto Gabriel construiu a Opera Real de Versailles e remodelou algumas das fachadas do Castelo, do lado da Cidade criando um novo edifício simétrico.
Dificuldades financeiras e a revolução Francesa pararam com as obras em Versailles. Em 1837 o Castelo foi transformado em museu de história. As suas galerias com cerca 18.000 metros quadrados, são desde então um dos maiores museus do género no mundo, onde a história de França é retratada em várias pinturas e esculturas .

O Castelo de Versalles é hoje ainda um dos maiores do mundo. Com mais de 2.000 janelas, 700 quartos, 1250 lareiras, 67 escadarias e mais de 700 hectares de parques, que recebem anualmente cerca de 8 milhões de visitantes."

Sem comentários:

Enviar um comentário