Previsão do Tempo

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A 8 de Maio de 1988, deu-se a reeleição de Mitterrand


Os anos Mitterrand 

Em 1981, FBrançois Mitterrand derrota Giscard na eleição presidencial e torna-se o primeiro socialista a chegar à Presidência da França. O primeiro-ministro Pierre Mauroy inicia seu governo – em aliança com os comunistas – adoptando as medidas clássicas da esquerda: grandes estatizações e reformas sociais. Em 1984, Mitterrand dá meia-volta: os comunistas abandonam o governo e Mauroy é substituído por Laurent Fabius, que prioriza o combate à inflação e a integração com a Comunidade Económica Europeia (CEE). Em 1986, os conservadores ganham as eleições legislativas e a 5ª República tem sua primeira experiência de "coabitação": o gaullista Jacques Chirac torna-se primeiro-ministro.

Em 1988, Mitterrand é reeleito para mais um período de sete anos na presidência. O segundo governo de Mitterrand é marcado por instabilidade política: três primeiros-ministros (Michel Rocard, Edith Cresson, Pierre Bérégovoy), crescimento da extrema direita, liderada por Jean-Marie Le Pen, protestos de agricultores contra os acordos do Gatt para redução de subsídios agrícolas e contra a integração europeia. O desemprego chega a 10%.
O Tratado de Maastricht, que prevê a aceleração da unificação europeia, é aprovado por estreita margem (50,9% a 49%) em plebiscito realizado em setembro de 1992. Nas eleições parlamentares de Março de 1993, a esquerda tem seu pior desempenho nas urnas em toda a sua história: 15,4% dos votos contra 83,2% dos conservadores.
O novo primeiro-ministro Edouard Balladur inaugura o segundo período de "coabitação" com Mitterrand. As medidas de ajuste da economia relacionadas à adesão francesa à União Européia provocam protestos – iniciados com a greve da Air France em 1993 –, que se prolongam até as vésperas das eleições presidenciais de 1995.

Sem comentários:

Enviar um comentário