Previsão do Tempo

quarta-feira, 12 de maio de 2010

áA 13 de Maio de 1917, deu-se a aparição de Fátima

Fátima... as aparições... o milagre
Photobucket - Video and Image Hosting
Santuário de Fátima
Jornal Global relata-nos que Imagem de Nossa Senhora de Fátima chega ao Rio de Janeiro. Aconteceu na tarde de Domingo, 30 de Abril.
Entretanto o Correio da Manhã diz-nos que para o escritor e jornalista espanhol Santiago Camacho, Fátima é uma das ‘20 Grandes Conspirações da História’
Desenganem-se os crentes e os descrentes que ajuizaram deliciar-se com crónica crítica ou dissertação em busca da verdade. Não vamos enveredar por tais caminhos e preferimos deixar a discussão para vós. Dirão alguns dos estimados leitores que nos estamos a acobardar, mas diremos antes que preferimos optar por uma clara estratégia defensiva e assim até nos livramos de provocar cá em casa alguma crise de identidade em virtude de nossa companheira (também) portar no seu BI (por aqui RG) a denominação Fátima.
Ao falarmos sobre a temática partimos do princípio que será completamente desnecessário explicar no que constaram as ditas Aparições de Fátima, porque mesmo os não católicos e até os cépticos conhecem o fenómeno ou pelo menos ouviram falar por tão grande difusão de que é alvo. No entanto o já citado sítio oficial do Santuário de Fátima poderá actualizar a vossa memória.
Quanto a artigos em que as Aparições de Fátima são colocadas em causa temos bastante matéria a circular pela rede. Não nos preocupámos em procurar sobre o chamado Terceiro Segredo, porque afinal que polémica pode provocar a revelação de um segredo sobre algo que já aconteceu? Perde, é quanto a nós, credibilidade. Outras buscas mais importantes podem ser feitas aos livros Fátima Desmascarada eFátima Nunca Mais, sendo este último da autoria do Padre Mário de Oliveira (que como é lógico o Vaticano já não considera como padre e que há uns anos vimos em aceso debate televisivo) e podendo serlida aqui uma breve análise ao que redigiu. Análise mais profunda, mas muito breve e esclarecedora pode ser apreciada aqui em O Milagre de Fátima  da autoria de Richard Dawkins da Universidade de Oxford que começa com (eloquente) citação de David Hume, «Dos Milagres» (1748) 
[…] nenhum testemunho é suficiente para demonstrar um milagre, a não ser que o testemunho seja de natureza tal que a sua falsidade seja mais milagrosa do que o facto que tenta demonstrar.
Não queremos finalizar, por se tornar imperioso, sem afirmar que redigimos esta crónica, que não desejamos escaldante nem polémica, com o respeito de que todos os crentes em Maria merecem. Não pretendemos "roubar" fé nem dela desviar seja quem for... porque nós respeitamos a Fé que cada homem tem, embora também afirmemos que a "ausência de fé" deve ser respeitada. Cada homem é livre de acreditar, de aceitar e da mesma opinião comungam até altos dignitários da Igreja Católica. A prová-lo está entrevista dada em 19 de Maio de 2000 ao periódico italiano La Reppublica por um dos "homens fortes" do Vaticano... contudo as suas palavras não foram bem aceites, foram muito contestadas por sectores da Igreja como nos diz página católica intitulada FATIMA News. Tomamos a ousadia de transcrever trecho da entrevista... “Os Católicos são livres de aceitar ou não as aparições de Fátima como autênticas... naturalmente, ninguém é obrigado a acreditar em aparições... repito, não estamos falando em dogmas de Fé.”
Ah... tais  polémicas palavras foram proferidas, poucas semanas antes de a Igreja anunciar o Terceiro Segredo, pelo então 
Cardeal Josef Ratzinger, actual Papa Bento XVI.
Neves, AJ maio 2, 2006 01:35 PM Voz do Seven 2 | Voz no SAPO.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário