Previsão do Tempo

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A FIFA foi fundada em 21 de maio de 1904


A Federação Internacional das Associações de Futebol ? Fédération Internationale de Football Association (FIFA) ?, fundada em 21 de maio de 1904, é uma organização cuja função primordial é padronizar e homogeneizar as regras de futebol, controlar o jogo e organizar competições internacionais e oficiais do desporto, que é apreciado e praticado por milhões de pessoas em todo o mundo.
A criação inicial dessa organização, internacionalmente reconhecida por sua competência e importância, não foi simples. No começo, a sede foi estabelecida num pequeno prédio em Paris, onde sobreviveu a problemas financeiros e políticos e a duas Guerras Mundiais. Contudo, o desporto, freqüentemente, tem a capacidade de superar adversidades sociais, culturais e políticas e, como o futebol é um dos desportos mais disputados em todo o mundo, a paixão comum por ele ajudou a garantir a longevidade da FIFA.
Entre outras coisas, os primeiros estatutos da FIFA enfatizaram o reconhecimento exclusivo das associações nacionais, proibiram clubes e jogadores de participar de diferentes organizações simultaneamente, reconheceram as expulsões de outras associações e definiram a organização das regras internacionais do jogo.
A primeira competição oficial e internacional organizada pela FIFA foi a partida entre as selecções da França e da Bélgica, em 1 de maio de 1904. A meta maior de seus fundadores  tornou-se realidade quando foi dado o pontapé inicial da primeira Copa do Mundo da FIFA ,no Estádio Centenário, em Montevidéu, em 1930. O Brasil pode-se  orgulhar de ser o único país que participou em todas essas competições, conhecidas simplesmente como Copas do Mundo, e de ter o maior número de títulos ? cinco.
O primeiro presidente da FIFA foi Robert Guérin (1904-1906/França). Sucederam-se outros presidentes, destacando-se Jules Rimet (1921-1954/França), que deu nome ao primeiro troféu da Copa do Mundo, e João Havelange (1974-1998 / Brasil), que buscou novas maneiras de promover o progresso técnico do futebol mundial e preparar novas gerações de atletas.
A FIFA, actualmente sediada em Zurich, na Suíça, conseguiu estender o seu campo de influência a todas as nações não só no âmbito desportivo, mas, também,  noutros sectores da sociedade, como o comercial e o político, superando diferenças ideológicas e sociais entre países durante as competições, como ocorreu quando as Coréias do Sul e do Norte jogaram na mesma copa, e quando o Irão e o Iraque participaram das eliminatórias asiáticas da Copa de 1994. O aspecto mais importante é que a FIFA é a maior ONG em termos de trabalho de desenvolvimento em todo o mundo, graças aos diversos cursos e seminários que promove sobre diversos temas, ao seu Programa de Assistência Financeira (PAF) e ao seu Programa de Metas, iniciado pelo Presidente actual.

Sem comentários:

Enviar um comentário