Previsão do Tempo

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Georg Walter Gropius nasceu em Berlim, em 18 de Maio de 1883

Georg Walter Gropius nasceu em Berlim, em 18 de Maio de 1883. O seu pai e o seu tio eram arquitectos e ele acabou por seguir também essa carreira. Iniciou os seus estudos em 1903, em Munique, formando-se em arquitectura, em 1907, na Berlim-Charlottenberg Technische Hochsule. Terminado o curso, realizou um périplo pela Europa onde, desde o início do século 20, várias rupturas vinham acontecendo no campo artístico. Regressado à Alemanha, Gropius começou a sua experiência profissional no ateliê do arquitecto Peter Behrens, onde permaneceu entre 1907 e 1910, ano em que iniciou uma parceria com Adolf Meyer. Dela resultaram vários projectos, como a fábrica de sapatos Fagus (1911-1925), edifício onde utilizaram uma estrutura de suporte em aço e fachadas em grelha, com paredes-cortina de vidro, um dos primeiros a apresentar estas características que viriam a tornar-se marcas do movimento moderno na arquitectura.

Em 1918, terminada Primeira Guerra, 
Walter Gropius iniciou uma nova etapa do seu percurso profissional, tornando-se director, um ano mais tarde, da Das Staatliche Bauhaus Weimar. Criada no contexto da agitação criativa vivida na Alemanha durante este período, a Bauhaus pretendia ser uma escola de arquitectura e arte aplicada, em cujo Manifesto pedagógico inovador Walter Gropius preconizava realizar a fusão entre as artes plásticas, o artesanato e a indústria. Nela ensinaram alguns dos artistas mais marcantes das primeiras décadas do século 20 europeu. Devido a pressões políticas, a Bauhaus mudou-se, em 1925, para Dessau, onde começou a ser desenvolvido o seu programa arquitectónico. Em 1933, foi obrigada a mudar-se para Berlim, onde foi definitivamente encerrada pelos nazis. Nesta altura, Gropius tinha já cedido o seu lugar de director ao arquitecto suiço Hannes Meyer.

Depois de deixar a Bauhaus, em 1928, 
Walter Gropius foi um dos membros fundadores do Congrés Internationaux d’Architecture Moderne (CIAM), sendo um dos seus vice-presidentes até 1957. Em 1934, persona non grata do regime nazi, partiu para Inglaterra, onde permaneceu até 1937, ano em que aceitou o convite para leccionar arquitectura na Universidade de Harvard. Instalou-se definitivamente no outro lado do Atlântico, tornando-se cidadão americano. Aí continuou a desenvolver e a praticar os seus princípios pedagógicos, dando ênfase à colaboração com os alunos e à interligação da arquitectura e do design com outras disciplinas, como o urbanismo. A importância do seu pensamento e da sua práctica arquitectónica, tornam-no num dos arquitectos mais influentos do século 20. Esta obra que a Biblioteca de Arte apresenta, composta por 4 volumes, reune todos os projectos queWalter Gropius realizou ou em que colaborou, até ao seu falecimento, ocorrido em Boston em 1969. 

Sem comentários:

Enviar um comentário