Previsão do Tempo

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A greve geral na Grécia paralisou o país


A greve geral na Grécia paralisou o país. Realizaram-se as maiores manifestações de sempre na cidade de Atenas. Apesar da presença de fortes contingentes policiais, o protesto recebeu a adesão generalizada da população. Os manifestantes concentraram-se em frente ao parlamento grego, sendo manifesta a vontade de muitos em tomarem o edifício do Parlamento onde se estava a debater e aprovar as medidas impostas pelo FMI. Registaram-se múltiplos enfrentamentos entre manifestantes e a polícia.
Num dos incidentes ocorridos uma agência bancárias foi incendiada e morreram 3 pessoas dentro do edifício, facto que não deixa de ser muito suspeito dadas as circunstâncias em que se produziram aquelas mortes.
No final das manifestações a polícia e os grupos motorizados Delta invadiram alguns espaços onde normalmente se reúnem os manifestantes no bairro de Exarchia, prenderam nove pessoas que se encontravam dentro de dois cafés, invadiram um centro social ocupado, e detiveram as pessoas que lá se encontravam. A repressão estatal abateu.-se ainda sobre vários locais sindicais de base.Atenas foi hoje uma cidade paralisada pela greve geral, impregnada pelo cheiro dos gazes lançados pela polícia que se encontrava um pouco por todo o lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário