Previsão do Tempo

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Havelange nasceu em 8 de Maio de 1916


 João Havelange

Doutor Honoris Causa João HavelangeJean Marie Faustin Godefroid Havelange nasceu em 8 de Maio de 1916 no Rio de Janeiro, Brasil. A sua formação académica decorreu no Brasil onde fez estudos em Ciências Jurídicas e Sociais. A sua actividade esteve sempre muito ligada ao Desporto. Praticou Natação e Pólo Aquático, tendo sido campeão brasileiro e sul-americano em ambas as modalidades e vice-campeão panamericano em Pólo Aquático.
Participou nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 e nos J.O. de Helsínquia em 1952, como atleta, e nos JO de Melbourne, como Chefe de Delegação. Foi membro do Comité Olímpico Brasileiro e do Comité Olímpico Internacional. Mas foi sobretudo como Presidente da FIFA (Fédération Internationale de Football Association) eleito no Congresso de Frankfurt (1974) e re-eleito, por aclamação, nos Congressos de Buenos Aires (1978), Madrid (1982), México (1986), Roma (1990), New York (1994) que ganhou notoriedade internacional.
Na sua acção ao serviço desta organização percebeu que o futebol não é apenas um desporto, mas também uma linguagem universal, uma cultura planetária, em que as diferenças sociais, étnicas, políticas e religiosas perdem a sua importância. Utilizou-o por isso como um poderoso instrumento de desenvolvimento económico e social, de comunicação, de educação da juventude, de aproximação entre os povos.
Quando assumiu a presidência da FIFA, em 1974, uma das suas primeiras prioridades foi implantar o futebol juvenil no maior número de países. Criou os Campeonatos do Mundo para jovens jogadores com menos de 20 e de 17 anos e criou uma fundação de apoio a jovens jogadores de origens mais humildes.  Assumiu, assim, junto da FIFA, o compromisso de cooperar com o projecto SOS Crianças do Mundo, que está agora em desenvolvimento em 128 países.  Os importantes apoios e recursos que disponibilizou estão a ajudar estas crianças a jogar o seu jogo com mais alegria e a tornar a sua vida um pouco melhor.
Percebendo que os seus projectos para o desenvolvimento do Futebol estavam a ser postos em causa por manifestações de violência, de xenofobia e racismo, de corrupção e batota, que afastavam público, audiências e sponsors, promoveu iniciativas para recuperar a imagem do jogo.  A campanha internacional do Fair-Play é um instrumento que procura revalorizar a componente ética no desporto, promovendo a tolerância, o respeito e a transparência.

Sem comentários:

Enviar um comentário