Previsão do Tempo

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Maria Rueff nasceu em Moçambique (Beira), a 1 de Junho de 1972

Maria Rueff nasceu em Moçambique (Beira), a 1 de Junho de 1972 e é uma das melhores actrizes nacionais de comédia, senão a melhor. Após ingressar no Conservatório Nacional de Teatro, onde se formou como actriz, e ficar conhecida na sua família pelas imitações que fazia, apenas em 1991 se estreia no teatro, na peça Quem muda a Fralda à Menina?, dirigida por Armando Cortez. Contudo, sobressai com uma série deCafés-Teatro que criou e representou com João Baião. É num desses espectáculos que Herman José (já homenageado aqui no EnT e considerado, por muitos, o pai do humor português) a descobre e, desde logo, a aconselha a Ana Bola. Seria assim, o início de uma relação profissional e pessoal que muitos anos tem durado e com tantos bons produtos nos tem brindado.
Desde aí, tem vindo a participar é diversas peças de teatro, sendo que foi a caixinha mágica que lhe deu maior visibilidade e a tornou numa das actrizes referência do humor português. Na televisão, estreou-se com Os Bonecos da Bola, dois anos mais tarde, através de Ana Bola. Desempenhando posteriormente o papel de Rosa, empregada doméstica na popular série A Mulher do Senhor Ministro (RTP, 1994), mais uma vez, ao lado de Ana Bola. De facto, vemos que desde há muitos anos, até aos dias de hoje, estas duas actrizes tem cativado uma relação muito especial, em que procuram a excelência profissional, a par de uma amizade que as une.
Não é só Ana Bola que lhe dá grande valor, também Herman José trata de imediato de a ter como colaboradora nos seus programas e amiga. Maria Rueff sempre demonstrou a sua gratidão para com estes dois actores, mas julgo que seja totalmente merecido o sucesso que tem vindo a obter, quer individualmente quer em conjunto.
Desde aí que tem interpretado personagens emblemáticas como Rosette, Idália, Zé Manel Taxista, entre tantas outras. Mais recentemente, a par de Ana Bola, protagoniza o programa Vip Manicure na SIC, que muitas gargalhadas nos tem proporcionado. Sendo que no ano passado também integrou o projecto Os Contemporâneos.

1 comentário: