Previsão do Tempo

sábado, 1 de maio de 2010

No segundo dia de Maio a Universidade de Nanterre é encerrada, inicia-se o Maio de 68 em França


Foi numa Europa pejada de jovens. Numa França em que os números de jovens a estudar representava 16% da população, um total de 8 milhões. Descontentes com o sistema de ensino tradicional e com uma sociedade ainda castradora, os estudantes foram o primeiro sector da sociedade a mostrar a sua insatisfação. Um movimento que se alastrou rapidamente e que, durante um mês, fez tremer o poder instituído em França.
Na Universidade de Nanterre, nos arredores de Paris, a insatisfação deflagrou com ocupações do edifício e confrontos com as autoridades. No segundo dia de Maio a Universidade de Nanterre é encerrada depois de incidentes entre a polícia e os estudantes. Um dia depois é a vez da Universidade de Sorbonne, que na altura estava ocupada por estudantes. A carga policial por parte das Companhais Republicanas de Segurança (CRS) foi forte e resultou na detenção de vários estudantes.
«É proibido proibir»
À provocação dos estudantes a polícia reagiu com repressão. A zona de Quartier Latin, onde fica a Sorbonne, foi palco das primeiras barricadas e continuou a ser um dos principais pontos de agitação. Desses confrontos resultaram centenas de feridos ao longo do mês.
Na noite de 10 para 11 de Maio acontecem os distúrbios mais violentos. Entre carros incendiados e pedras da calçada arrancadas e usadas como armas de arremesso, o confronto entre polícias e estudantes foi marcante.
Aos estudantes juntam-se os trabalhadores
Daniel Cohn BenditOutros sectores da sociedade começam ao mesmo tempo a juntar-se à revolta. Os sindicatos apelaram à greve e os operários corresponderam a esse apelo. Reclamavam melhores horários de trabalho e salários mais justos.  De 200 mil operários em greve, passou-se para 2 milhões. Até que no ponto mais alto do conflito eram cerca de 10 milhões os trabalhadores em protesto.
Os confrontos com a polícia alargaram-se para outras cidades do país. Foi na segunda metade do mês de Maio que o presidente Charles De Gaulle falou ao país, quando a actividade económica francesa já se encontrava praticamente parada. No dia 30 de Maio De Gaulle dissolve a Assembleia Nacional e ameaça usar as Forças Armadas para controlar a agitação.
A calma depois da tempestade
No final de Maio a calma começou a regressar, e os bens e serviços essenciais voltaram a estar disponíveis. Os sectores mais conservadores dão início a uma vaga de apoio ao general De Gaulle, que acaba por ganhar as eleições de Junho com larga vantagem.
Os partidos de esquerda saíram das eleições com menos força na Assembleia e sob o peso de uma derrota. A sociedade francesa tinha sido abalada por um movimento repentino que sacudiu as instituições e que serviu para repensar, nas décadas seguintes, os costumes, as ideias, o papel das minorias.
Um dos ícones do Maio de 68 
Daniel Cohn-Bendit foi uma das caras e vozes mais importantes da revolta estudantil de Maio de 68. Estudante na Universidade de Nanterre, e actualmente deputado no Parlamento Europeu, Cohn-Bendit liderou grande parte das acções de revolta.

Sem comentários:

Enviar um comentário