Previsão do Tempo

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Pacto de Aço entre Alemanha e Itália, foi assinado a 22 de Maio de 1939 em Berlim


Pacto de Aço, oficialmente o Pacto de Amizade e Aliança entre Alemanha e Itália, foi um acordo político e militar assinado a 22 de Maio de 1939 em Berlim, entre os Ministros de Relações Exteriores Galeazzo Ciano pela Itália e Joachim von Ribbentrop por Alemanha, no que se sentavam as bases de um futuro apoio mútuo em caso de guerra. Para essa data, o Chanceler da Alemanha Adolf Hitler desejava invadir a Polónia, mas queria contar com aliados na Europa, com o objectivo de desanimar o Reino Unido e a França de declarar-lhe  guerra. Além das semelhanças entre o Fascismo italiano e o Nacionalsocialismo alemão, Hitler desejava alargar a amizade com Benito Mussolini, quem ainda duvidava em participar na futura Segunda Guerra Mundial.
A assinatura do Pacto de Aço careceu de valor o 1 de Setembro de 1939, quando se deu início à Segunda Guerra Mundial, já que Benito Mussolini e Galeazzo Ciano renunciaram na última hora em apoiar a Alemanha em caso  das potências ocidentais lhe declararem  guerra. Várias horas antes de iniciar a invasão da Polónia, Hitler quis pôr-se em contacto directo com Ciano, mas foi informado que este tinha saído  passear à praia.
Dois dias após iniciar-se a invasão da Polónia, o Reino Unido e França declararam guerra á Alemanha, e a Segunda Guerra Mundial iniciou-se oficialmente. Não seria até á derrota francesa de 1940 que Mussolini validaría o Pacto de Aço, declarando finalmente a guerra ao Reino Unido e à já derrotada França.
O Pacto de Aço perdeu validade em 1943, quando Mussolini foi preso  num golpe de estado, e o novo governo italiano assinou um armistício com os Aliados.
O Pacto de Aço continha uma claúsula secreta, onde ambos governos totalitários se comprometiam a controlar as respectivas imprensas e meios de propaganda para engrandecer a imagem de ambos governos.

Sem comentários:

Enviar um comentário