Previsão do Tempo

segunda-feira, 17 de maio de 2010

O príncipe Afonso de Portugal nasceu em 18 de Maio de 1475


Afonso de Portugal
 
O príncipe Afonso de Portugal nasceu em 18 de Maio de 1475 em Lisboa, e morreu em consequência de uma queda de cavalo a 13 de Julho de 1491.

Afonso era o único filho e herdeiro do rei 
João II de Portugal e de Leonor de Viseu, rainha de Portugal. O rei adorava este seu filho e baptizou Príncipe, a ilha mais pequena do arquipélago de São Tomé e Príncipe, em sua referência.

Ainda em criança, Afonso casou com a princesa Isabel de Aragão 
, filha mais velha dos reis católicos. Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão tinham um herdeiro, João, mas que era um rapaz frágil que não deveria chegar à idade adulta. A princesa Isabel era portanto a herdeira mais provável das coroas de Castela e Aragão e, como estava casada com o herdeiro português, adivinhava-se uma união dos reinos ibéricos sob a alçada de Portugal. Os reis católicos tentaram manobrar diplomaticamente para dissolver o casamento, sem sucesso, dada a influência portuguesa junto do Papa. A sua causa estava aparentemente perdida quando um acidente salvou Castela e Aragão de uma anexação. 
Afonso morreu em circunstâncias misteriosas, de uma queda de cavalo durante um passeio à beira do Rio Tejo. A hipótese de assassinato nunca foi provada, mas os reis católicos tinham tudo a ganhar com este desaparecimento. Ainda para mais, o aio castelhano do jovem Afonso desapareceu para Castela no próprio dia, depois de ter sido a única testemunha ocular do incidente. Depois da morte de Afonso, João nomeou como sucessor o Duque de Beja, seu primo, que viria a governar como 
Manuel I de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário