Previsão do Tempo

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Organização de Unidade Africana (OUA) foi estabelecida em 25 de Maio de 1963

A Organização para a Unidade Africana (OUA)

Com as independências coloniais, o pan-africanismo passou a necessitar de um organismo que aglutinasse todas as sensibilidades africanas. A Organização de Unidade Africana (OUA) foi estabelecida em 25 de Maio de 1963, por ocasião da reunião, em Adis-Abeba, Etiópia, dos Chefes de Estado e de Governos, dos 32 Estados africanos independentes, à altura.
Teve a sua génese nos já referidos movimentos Pan-africanistas pré-independentistas do pós II Guerra Mundial, nos movimentos pademorianos e garveynianos, nas campanhas anti-colonialistas e anti-Apartheid e, principalmente, na Resolução 1514(XV) da Assembleia-Geral da ONU.
A OUA, ao contrário dos movimentos pan-africanistas que, primeiramente, defendiam a supremacia da Negritude e a defesa de África para os Negros, passou a ter, como prioridade absoluta, a África para os africanos, independentemente da sua cor. Saliente-se que no Norte, vingava a supremacia branca, enquanto a supremacia negra só se registava a sul do Saara onde coexistia a com as minorias branca e mestiça. Os outros objectivos da OUA eram o reconhecimento das fronteiras decorrentes da Conferência de Berlim, defendendo a sua integridade e negando o direito a qualquer secessão, a independência das colónias e o fim de todo o tipo de segregação, ou seja, defendiam o fim do “apartheid”.

Sem comentários:

Enviar um comentário