Previsão do Tempo

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Principais acontecimentos registados no dia 04 de Maio


 Principais acontecimentos registados no dia 04 de Maio:

1008 - Nasce Henrique I, rei da França.

1460- Diogo Gomes descobre o arquipélago de Cabo verde.

1493 - A bula papal Inter Caetera II oferece aos espanhóis todas as terras a 100 léguas a oeste e sul da ilha dos Açores e Cabo Verde. 


1561 - Um incêndio destrói a catedral de S. Paulo, em Londres, Grã-Bretanha.

1675 - O Observatório de Greenwich é criado, durante o reinado de Carlos II da Inglaterra.

1776 - Rhode Island  torna-se a primeira das Treze Colónias a renegar a fidelidade ao rei Jorge III.

1810 - Nasce Alexandre Walewski, filho de Napoleão Bonaparte com Maria Walewski.

1823 - O imperador Agustín I do México abandona o país na sequência da rebelião liderada por António López de Santa Anna.

1852 - Nasce Alice Liddell, inspiradora do livro Alice no País das Maravilhas.

1858 - Benito Juárez estabelece Veracruz como a capital do México.

1904 - A Companhia francesa do Canal do Panamá entrega as suas propriedades ao representante do governo dos Estados Unidos.

1928 - Nasce Hosni Mubarak, Presidente do Egipto.

1949 - Um acidente aviação provocou a morte dos integrantes da equipa de futebol de Torino, quando regressava à Itália depois de ter participado, em Lisboa (Portugal), na festa de despedida do "internacional" benfiquista Francisco Ferreira.

1951- General Anastásio Somoza toma posse da presidência da Nicarágua.

1967 - O governo militar grego dissolve 279 organizações, classificando-as como contra o regime instituído no país.

1979 - Margaret Thatcher torna-se na primeira mulher eleita como chefe do governo britânico, após a vitória eleitoral dos conservadores. Opôs-se aos programas socialistas do Partido Trabalhista e esforçou-se em diminuir o papel do governo na economia do país, conhecida como a dama de ferro.

1980 - Morre Josip Broz Tito, presidente da Jugoslávia.

1983 - O Irão expulsa 18 diplomatas soviéticos, dando-lhes 48 horas para abandonar o país, acusando-os de interferência nos assuntos internos da República Islâmica e de utilizarem agentes mercenários e traidores.

1986 - Kurt Waldhein, antigo Secretário-Geral da ONU, não consegue ser eleito, na primeira volta, à Presidência da República da Áustria. 


          - O Presidente do Afeganistão, Babrak Karmal, é afastado do cargo, alegadamente, por "motivos de saúde", sendo substituído pelo major general Najibullah, um médico de 39 anos de idade.

1988 - Cientistas norte-americanos de Wistard obtêm a primeira vacina contra a raiva, mediante uma técnica de engenharia genética.

1989 - Dezenas de milhares de estudantes de mais de 40 escolas de ensino superior de Pequim (China) dirigem-se de bicicleta para a Praça de Tiananmen.

        - Jean-Marie Tjibaou, Líder independentista da nova Caledónia, é assassinado por elementos da extrema esquerda da Frente de Libertação Kanaka (Socialista)

1990 - O Parlamento da Letónia aprova a declaração de independência, tornando-se no último dos três Estados Bálticos a assumir o corte com Moscovo.

1994 - O Líder da OLP, Yasser Arafat, e o primeiro-ministro israelita, Yitzhak Rabin, assinam, no Cairo (Egipto), o acordo de autonomia para Gaza e Jérico.

1995 - Morre o norte americano Lewis Preston aos 68 anos de idade, ex-Presidente do Banco Mundial (BM).

1996 - José Maria Aznar é empossado no cargo de primeiro-ministro espanhol.

1997 - O Papa João Paulo II beatifica, no Vaticano, o primeiro cigano da história, Zeferino Jimenez, "El Pele".

2000 - O vírus de computador I love you paraliza sistemas de informática de todo o mundo. Entre as instituições afectadas, encontram-se o Pentágono, a CIA e a Casa Branca nos Estados Unidos.

2004 - Garçon à La Pipe, um quadro de Pablo Picasso, torna-se no objecto mais caro de sempre ao ser vendido em leilão por 104,1 milhões de dólares, esse valor foi posteriormente ultrapassado.

2005 - José Eduardo dos Santos, chefe de Estado de Angola, visita oficialmente, pela primeira vez, a Argentina , no âmbito do reforço das relações entre os dois países. 


          - Um atentado no Curdistão faz mais de 50 mortos e 90 feridos junto a um centro de recrutamento da polícia em Erbril. 


           - As autoridades palestinianas rejeitam um pedido de Israel de desarmamento das milícias como condição para que o exército israelita se retirasse de mais três cidades da Cisjordânia.

2006 - O formato da data à uma hora, dois minutos e três segundos é 01:02:03 04/05/06, uma combinação que só acontece a cada cem anos.
           - Morre Raul Indipwo, cantor e pintor angolano.

Este é o centésimo vigésimo quarto dia do ano. Faltam 241 dias para acabar 2009.


Sem comentários:

Enviar um comentário