Previsão do Tempo

sábado, 22 de maio de 2010

Principais acontecimentos registados no dia 23 de Maio


Principais acontecimentos registados no dia 23 de Maio: 
1179 - Através da bula "manifestis probatua", o Papa Alexandre III reconhece a dom Afonso Henriques o título de rei de Portugal.
1455 - Trava-se a batalha de Saint Albans, no decorrer da Guerra das Rosas.
1526 - O Papa Clemente VII forma a liga de Cognac, na Itália, constituída com o objectivo de funcionar como aliança ofensiva contra o imperador sacro-romano Carlos V.
1536 - Por solicitação do rei dom João III, o Papa Paulo III instaura a inquisição em Portugal, através da bula "cum ad nihil magis".
1618 - Inicia-se a guerra dos trinta anos com a revolta e triunfo, em Praga, dos rebeldes boémios.
1701 - O capitão William Kidd é enforcado em Londres (Inglaterra), depois de ter sido condenado por pirataria e assass ínio.
1845 - Aprova-se a nova Constituição espanhola.
1849 - Colonos portugueses partem da localidade do Recife (Brasil) para Angola, onde, posteriormente, fundam a cidade de Moçâmedes (actual Namibe).
1917 - Tuan Chi-Jui, primeiro-ministro chinês, é demitido.
1939 - O Parlamento britânico aprova um plano que prevê a independência da Palestina, em 1949, documento que mais tarde é recusado por judeus e árabes.
1949 - Inicia-se a constituição da República Federal Alemã, com capital em Bona.
1959 - São inauguradas as estações telefónicas entre Luanda, vila Salazar (actual Ndalatando) e Malanje, centro norte do país.
1960 - As autoridades israelitas anunciam que Adolf Eichmann, antigo oficial nazi, foi capturado na Argentina, e que será julgado em Israel.
1962 - O Tribunal Militar de Paris (França) condena a prisão perpétua o general Raol Salan, devido ao seu papel na organização do exército secreto (OAS) na Argélia.
1969 - Mais de meio milhar de pessoas morre em motins na Malásia.
1972 - O presidente dos EUA, Richard Nixon, e o dirigente soviético, Leonid Brejnev, assinam, em Moscovo, acordos nos campos do meio ambiente e da saúde.
1978 - A França afirma que as suas forças militares só abandonarão o Zaíre depois de terem terminado o salvamento dos civis que se encontram na província do Shaba.
1982 - O Ministério britânico da Defesa revela que seis aviões argentinos foram derrubados durante o conflito sobre as ilhas Falkland/Malvinas.
1984 - O antigo presidente do município de Berlim Ocidental, Richard Von Weitzsaecker, aos 64 anos de idade, é eleito Presidente da República Federal da Alemanha, com 80 por cento dos votos dos delegados a convenção federal.
1985 - O presidente Reagan dos EUA atribui a medalha da liberdade, a mais alta condecoração civil dos Estados Unidos, a madre Teresa de Calcutá, Frank Sinatra, James Stewart, ao investigador e cientista francês Jacques-Yves Cousteau, ex-embaixadora dos EUA na ONU, Jeane Kirkpatrick, ao pianista de jazz Count Basie e ao piloto de ensaios Charles Yeager.
1986 - Os ministros da Defesa da OTAN dão "luz verde" à produção norte-americana de novas armas químicas.
1989 - O Governo de Angola pede ajuda internacional para fazer face à epidemia de cólera, que desde há dois meses origina a morte de mais de cem pessoas por dia.
1992 - O juiz anti-máfia Giovanne Falcone é assassinado em Palermo, Secíilia, Itália.
1994 - O conservador Roman Herzog, candidato do Chanceler alemão, Helmut Kohl, é eleito presidente da Alemanha Federal pelo colégio eleitoral reunido em Berlim.
1998 - Em referendo, os irlandeses confirmam o seu apoio ao acordo de paz para a Irlanda do Norte.

          - Morre o actor e realizador norte-americano John Derek aos 71 anos de idade.
2005 - Peritos africanos iniciam a elaboração de um projecto de constituição de um futuro Estados Unidos da África.

             Este é o centésimo quadragésimo terceiro dia do ano. 
Faltam 222 dias para acabar 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário