Previsão do Tempo

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Principais acontecimentosregistados no dia 29 de Maio

Principais acontecimentosregistados no dia 29 de Maio:
1453 - Cai na posse das forças turcas a cidade de Constantinopla, capital do Império Bizantino. O facto é considerado como o final da idade média.
1923 - As autoridades britânicas retiram eficácia legal à constituição palestiniana devido à recusa de cooperação por parte dos árabes. 1943 - Os japoneses são derrotados por forças dos EUA, na batalha de Attu nas ilhas Aleutas, durante a II Guerra Mundial.
1953 - O Everest, considerado o ponto mais alto do mundo é alcançado pelos exploradores Edmond Hillary da nova Zelândia e por Norkay, do Nepal.

1961 - Pela primeira vez depois da guerra, a Alemanha Federal é autorizada, pelas autoridades aliadas europeias, a construir navios de guerra com dispositivos de lançamento de foguetões com ogiva nuclear.
1969 - Na Síria forma-se um novo Governo, na seqüência de confrontos entre forças militares e simpatizantes do partido Baath.
1975 - O presidente norte-americano, Gerald Ford, reafirma o compromisso assumido pelo seu país com os aliados europeus, no quadro da aliança atlântica.
1979 - A Casa Branca ordena a imobilização de todos os aviões dc-10 da companhia "mcdonald douglas" para serem inspeccionados, depois de um desastre aéreo em Chicago que provocou a morte de mais de 200 pessoas.
1983 - Bandos de jovens atacam, em londonderry, Irlanda do Norte, forças da polícia e do exército com mais de 300 cocktails molotov em quatro horas de combates esporádicos.
1984 - O primeiro-ministro sul-africano, Pieter Botha, chega a Lisboa para uma visita oficial de três dias, a convite do seu homólogo português.

           - O Partido Democrático Nacional, do Presidente Hosni Mubarak, obtém 391 dos 448 lugares do parlamento egípcio nas eleições gerais.
1985 - Um decreto lei extingue a junta central das casas do povo.

           - Incidentes, ocorridos no estádio de heysel, em Bruxelas, entre adeptos ingleses e italianos, uma hora antes da final da taça europeia de futebol entre o Liverpool e o Juventus, provocam 38 mortos e dezenas de feridos.
1986 - 105 dias após a intervenção cirúrgica, Eva Pinto, a primeira portuguesa a sofrer uma transplantação cardíaca, regressa a casa.

- Ao som do "hino da alegria", a nova bandeira da CEE, um círculo de 12 estrelas sob um fundo azul, é içada defronte do edifício da Comissão Europeia, em Bruxelas.
1988 - Inicia-se em Moscovo a quarta, e última, cimeira entre o presidente norte-americano, Ronald Reagan e o dirigente soviético Mikhail Gorbatchev.
1989 - Na sequência das eleições para o Soviete Supremo, Boris Ieltsin, o "rebelde" do kremlin, que não conseguira ser eleito, ascende àquele órgão por desistência de um dos seus membros, a seu favor.
1990 - Boris Ieltsin é eleito presidente da Federação Russa, a maior das 15 repúblicas soviéticas
1991 - O poeta moçambicano José Craveirinha ganha o mais importante prémio literário para autores de língua portuguesa, o "Premio Camões".

           - A República da Croácia declara-se estado soberano e independente.
1994 - Morre aos 81 anos, em Santiago do Chile, o antigo presidente da antiga República Democrática Alemã (RDA), Eric Honecker.

         - O presidente da República Portuguesa, Mário Soares, inaugura em Bordeus, França, um busto e uma placa evocativos da accão do cônsul português Aristides Sousa Mendes, que, em 1940, possibilitou a fuga de cerca de 30 mil judeus ameaçados pelo nazismo.
1996 - Benjamim Netanyahu, dirigente do partido Likud, é eleito primeiro-ministro de Israel.
1997 - O partido Golkar, do presidente Suharto, obtém, pela sétima vez, a victória nas eleições gerais na Indonésia.
1998 - Suharto abdica da presidência da Indonésia.
1999 - Observadores da ONU constatam o apoio dos militares indonésios às milícias integracionistas em Timor-Leste.
2000 - A justiça Indonésia coloca sob prisão domiciliaria o antigo presidente Suharto, acusado de corrupção.
2005 - Dezenas de vitimas entre civis e militares, morreram na sequência de quatro atentados bombistas na capital iraquiana.

          - O Papa Bento XVI prometeu durante a sua primeira viagem papal a Bari, sul de Itália, estreitar os laços com a igreja ortodoxa para respeitar as diferenças como um compromisso fundamental no seu pontificado.

             Este é o centésimo quadragésimo nono dia do ano. 
Faltam 216 dias acabar 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário