Previsão do Tempo

terça-feira, 2 de novembro de 2010

André Malraux, nasceu em Paris a 3 de Novembro de 1901


André Malraux
Escritor francês, crítico de arte e político activista, André Malraux usou as suas novela para expressar o existentialismo.

Nasceu em Paris a 3 de Novembro de 1901.Era filho de um banqueiro rico. Frequentou o Lycee Condorcet e a escola de línguas orientais. Em 21 Malraux foi a Cambodja explorar os templos antigos -- os primeiros de diversas expedições arqueológicas. Foi, também, ao Afeganistão, ao Irão e à Arábia, onde descobriu o que pode ser o local da rainha da cidade de Sheba. Na Indochina, Malraux, em 1924, ajudado encontrou a liga nova de Annam, um precursor do movimento da independência de Viet Minh, escreveu panfletos e editou um jornal revolucionário. Visitou também China.

Atraído ao communismo no ano de 1930 abandonou essa ideologia no começo da segunda guerra mundial, quando a União Soviética assinou um pacto do nonaggression com a Alemanha. Lutou no exército francês e no movimento de resistência subterrâneo e foi capturado duas vezes. Após a guerra, Malraux e o general Charles de Gaulle tornaram-se amigos intimos e em aliados políticos. Durante o tempo de governação de De Gaulle como o presidente, Malraux serviu como ministro da informação em 1945 -1946 e como ministro de casos culturais, por dez anos, que começam em 1959.

As novelas as mais conhecidas de Malraux, fate de `Man's ', publicado em 1933, e em Esperança de `Man's ' (1937), são ajustadas de encontro aos fundos da volta política.

Em 1967 foi publicado o primeiro volume das suas memórias . O livro não diz nada da sua vida pessoal ou das suas tragédias -- as mortes acidentais de seus dois filhos e da morte de um alf-hbrother nas mãos dos Nazis. Malraux morreu em Paris , em 23 de Novembro de 1976.

Sem comentários:

Enviar um comentário