Previsão do Tempo

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cláudia Maria Patitucchi Jimenez, conhecida como Cláudia Jimenez, nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de novembro de 1958.









A atriz Cláudia Maria Patitucchi Jimenez, conhecida como Cláudia Jimenez, nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de novembro de 1958.

Desde os 3 anos, ela já queria ser atriz e a pequena platéia, composta por sua família, sempre deu o maior apoio. Aos 11 anos, não queria nada com os estudos, mas era a alegria da turma. Um dia, a professora sugeriu que ela interpretasse uma de suas redações e Cláudia foi tomando gosto pela interpretação. Soube que no Tijuca Tênis Clube tinha um grupo de teatro amador e lá começou a fazer peças infantis de Maria Clara Machado, Ziraldo. Na primeira peça, "Sereia de Prata”, viveu a personagem “Dona Baleia”. Graduada no curso normal, com especialização em maternal e jardim-de-infância, Cláudia dava aulas para crianças enquanto fazia teatro amador.

Aos 18 anos, a atriz ganhou o papel da prostituta “Mimi Bibelô” na primeira montagem de "A Ópera do Malandro" e assim estreou profissionalmente nos palcos em 1978. Foi nesse momento que a atriz escolheu o humor para seguir carreira. O produtor Mauricio Shermann a viu na peça e a convidou para ir à TV Globo. Seu primeiro papel foi a namorada do Alberto Roberto, no programa "Chico City". Apontada como uma das melhores comediantes de sua geração, Cláudia revelou-se no programa "Viva o Gordo", de Jô Soares.

Depois, trabalhou novamente com Chico Anysio e durante 12 anos brilhou nos programas do humorista, principalmente na "Escolinha do Professor Raimundo". Mas foi interpretando a empregada Edileusa, do "Sai de Baixo", que viveu seu papel de maior destaque na TV.

Filmes, programas e peças fazem parte do currículo da atriz. Cláudia Jimenez estreou no cinema em “Gabriela, Cravo e Canela”, em 1983, adaptação da obra de Jorge Amado, dirigida por Bruno Barreto. Ainda nessa década, atuou em filmes de José Jofilly, Helvécio Ratton, Ruy Guerra – no belo “Ópera do Malandro”, e Roberto Farias. Seu grande momento no cinema se deu ao viver um dos protagonistas de “O Corpo” (1991), adaptação de texto de Clarice Lispector, dirigida por José Antônio Garcia.

Dentre seus tantos sucessos nos palcos, um dos mais notáveis foi a hilariante “Como Encher um Biquíni Selvagem”, de Miguel Falabella, nos anos 90.

Estreou em novelas com uma participação em "Eu Prometo"(1983). Seguiram-se ótimas atuações em trabalhos como "Ti Ti Ti" (1985), “Torre de Babel” (1998), "As Filhas da Mãe" (2001), "América" (2005) e "Sete Pecados” (2007).

Em 2008, esteve no teatro com a peça "No Natal, A Gente Vem Te Buscar". Na TV, Cláudia passou a integrar o elenco da novela "Negócio da China".

Cláudia Jimenez, em 2010, faz parte do elenco da minissérie "Vida Alheia" escrita por Miguel Falabella e levado ao ar pela Rede Globo. No mesmo ano, encena o espetáculo teatral "Mais Respeito que Sou Tua Mãe", dirigida por Miguel Falabella.

Sem comentários:

Enviar um comentário