Previsão do Tempo

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Elizabeth Savalla Casquel, conhecida como Elizabeth Savalla, nasceu em São Paulo, em 23 de Novembro de 1955.

Elizabeth Savalla Casquel, conhecida como Elizabeth Savalla, nasceu em São Paulo, em 23 de novembro de 1955. 


Iniciou sua carreira de atriz no espetáculo "Tribobó City", de Maria Clara Machado, em 1974.

Começou na televisão, em 1975, aos dezenove anos, diretamente com aquele que é considerado o seu mais importante papel: a Malvina, da novela "Gabriela", de Walter George Durst, baseada no romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, com direção de Walter Avancini. Como a estudante feminista Malvina, Elizabeth Savalla caiu de imediato nas graças do povo brasileiro.

Também fez bastante sucesso com outras personagens marcantes, como a desbocada Lili de "O Astro" e a sofrida Carina Limeira Brandão de "Pai Herói", ambas escritas por Janete Clair, a farsante Marcela de "Plumas e Paetês", de Cassiano Gabus Mendes, outra sofredora com a Isadora de "Partido Alto", novela de estréia da dupla Aguinaldo Silva e Glória Perez, e as excêntricas Auxiliadora de "Quatro por Quatro", de Carlos Lombardi e Jezebel de "Chocolate com Pimenta", de Walcyr Carrasco, autor com quem tem mais trabalhado nos últimos anos.

No cinema, Elizabeth Savalla interpretou um papel desafiador como a guerrilheira de "Pra Frente Brasil", importante filme dirigido por Roberto Farias em 1982.

Casou-se aos dezenove anos de idade com o ator Marcelo Picchi e tem quatro filhos: Thiago, Diogo, Ciro e Tadeu. Os dois primeiros também são atores.

Elizabeth Savalla também foi casada por 18 anos com o dramaturgo e produtor teatral Camilo Átila, com quem era sócia na companhia de teatro Savalla & Átila.

Sem comentários:

Enviar um comentário