Previsão do Tempo

sábado, 13 de novembro de 2010

Paulo Guedes, nasceu a 14 de Novembro de 1916


Paulo Guedes (14 de novembro de 1916 - 24 de Fevereiro de 1969) formou-se em violino, com o professor boêmio Oscar Simm, na Escola de Belas Artes de Porto Alegre em 1934, tendo iniciado o curso provavelmente em 1928. Também era um excelente pianista.
Nesta época teve aulas particulares de composição, esporádicas e por pouco tempo, com o professor Ênio de Freitas e Castro. Estas foram as únicas aulas de composição que teve durante toda a sua vida. Logo após formar-se em música entrou no curso de medicina dando ênfase à psiquiatria, no qual formou-se em 1939, tendo casado-se com Zuleika Rosa Guedes no dia seguinte de sua formatura. Paulo a conheceu após formar-se em violino. Em 1936, dois anos após formar-se em música e já cursando medicina, foi convidado para dar aulas de História da Música na Escola de Belas Artes. Nesta época também tocava na Rádio Farroupilha, para conseguir alguma renda além da que recebia como professor no Belas Artes.
À partir de 1945 afastou-se completamente das apresentações publicas, resarvando-se somente ao magistério musical. Paulo foi convidado para ser assistente de seu pai, para lecionar na faculdade de psiquiatria. Depois de alguns anos, já após a Escola de Belas Artes ter sido encampada pela URGS, baixou-se uma lei que proibia que a mesma pessoa lecionasse cadeiras dentro da Universidade que não tivessem correlação de matérias. Como Paulo Guedes lecionava História da Música, Música de Câmara (nunca lecionou violino), e cadeiras relacionadas à psiquiatria, em alguns casos não havia a correlação, por este motivo teve que largar as cadeiras do já Instituto de Artes optando pela psiquiatria, tendo indicado Panho para Música de Câmara. Lecionou por cerca de 30 anos na Escola de Artes.
Dos cem anos da faculdade de psiquiatria, cinqüenta anos estiveram sob o gerenciamento dos Guedes, pai e filho [Paulo]. Quando formou-se em medicina, optou seguir a profissão de médico psiquiatra, seguindo a tradição de seu pai, deixando a música para os momentos em que tinha tempo.
Paulo Guedes e sua esposa Zuleika Rosa Guedes conheceram em 1940 Mozart Camargo Guarnieri, com o qual Paulo recebia influência e muitos conselhos para sua obra. Zuleika é pianista, tendo entrado na Escola de Belas Artes em 1938. Ela realizou diversos recitais pelo Brasil junto com Guarnieri. Nutriram uma grande amizade com Guarnieri. Faziam sarais musicais na casa de Paulo e Zuleika, reunindo vários amigos, entre eles Guarnieri.
Formou um quarteto de cordas entre ~1954 e ~1969, no qual tocava viola, pois dois amigos estrangeiros (Francisco Montuori, italiano de Trieste e José Salansky, húngaro) tocavam violino, e Jean Jacques Pagnot no violoncelo. Também escreveu poesias, havendo uma obra compilada por seu filho, não publicada, e peças de teatro.

Sem comentários:

Enviar um comentário