Previsão do Tempo

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A ponte d. Maria Pia ficou concluída a 4 de Novembro de 1877








A Ponte D Maria Pia
construída pouco acima da Ponte D. Luiz I, veio permitir a ligação ferroviária entre as duas margens do Douro.

A sua construção, da autoria de Eiffel, teve inicio em Janeiro de 1876. Envolta em grandes precauções, pois o seu único tabuleiro fica suspenso a cerca de 61 metros acima do nível das águas do rio, o que para suportar um arco de tão grandes dimensões era indispensável que os suportes de cada uma das margens fossem perfeitamente sólidos e firmes, de modo a que esta resistisse às enormes pressões a que estaria sujeita. Assim os rochedos de granito das margens podem oferecer a segurança e resistência necessária para dar solidez aos encontros.

O arco é formado por duas curvas parabólicas com diferentes raios de curvatura que se encontram. A sua constituição comporta com 160 metros de corda.

Na totalidade da construção foram gastos aproximadamente 1600 toneladas de ferro, o que não retirou nem um pouco a elegância, a harmonia das linhas que a compõem.

A obra ficou concluída a 4 de Novembro de 1877 e actualmente apesar do seu encerramento ainda podemos admirar a sua beleza em linhas de ferro tal como a função para que foi pensada.

Sem comentários:

Enviar um comentário