Previsão do Tempo

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Principais acontecimentos registados no dia 17 de Novembro

 Principais acontecimentos registados no dia 17 de Novembro, dia "Mundial do Não Fumador".



1525 - Morre a rainha D. Leonor, de Portugal, fundadora das misericórdias.



1558 - Isabel I torna-se rainha de Inglaterra, na sequência da morte de Maria Tudor.


1604 - Sir Walter Raleigh é julgado, em Londres (Inglaterra), por traição.



1869 - Inaugura-se o canal do Suez, ligando o Mediterrâneo ao Mar Vermelho.


1903 - Daomé torna-se um protectorado francês. 


          - Primeiro voo de uma aeronave, com motor próprio e mais pesada que o ar, executado pelos irmãos Wright, na Carolina do Norte, EUA.



1910 - Uma nota do ministro da Guerra do governo provisório da república determina que a "Portuguesa" passe a ser o hino nacional português.


1913 - Os primeiros navios passam através do Canal do Panamá.



1937 - Lorde Halifax visita Adolfo Hitler, numa tentativa de resolver pacificamente a questão dos Sudetos, facto que da inicio política britânica de desanuviamento.


1960 - Morre, num hospital de Hollywood, o actor norte-americano Clark Gable. 


         - O general Gamal Abdel Nasser assume a presidência do Egipto.



1964 - A Grã-Bretanha anuncia a suspensão dos fornecimentos de armas à África do Sul.



1971 - Venij Thanom Kittikachron toma o poder na Tailândia, abolindo o parlamento, demitindo o governo e suspende a constituição do país.



1972 - O antigo presidente argentino, Juan Perón, regressa ao seu país, após 17 anos de exílio.


1975 - Fundação do  Progresso Associação do Sambizanga (PAZ).



1976 - A China realiza uma grande explosão nuclear na atmosfera.



1977 - O presidente egípcio, Anwar Sadat, aceita formalmente um convite para visitar o Estado de Israel, ignorando o descontentamento que cresce no mundo Árabe e no seio do seu próprio governo.



1979 - O Ayatollah Khomeini ordena a libertação das mulheres e dos negros detidos na embaixada dos Estados Unidos da América em Teerão (Irão).


1980 - Seis neo-nazis e membros da organização racista norte-americana "Ku-Klux-Klan" são considerados inocentes de acusações do assassínio, em Greensbord (Carolina do Norte), de cinco apoiantes do Partido Comunista norte-americano.



1985 - O Papa João Paulo II envia uma mensagem pessoal à Reagan e a Gorbachev, instando o presidente norte-americano e o dirigente soviético a trabalhar para a paz na cimeira de Genebra.


1986 - Um homem e uma mulher alvejam mortalmente à tiro, numa rua de Paris (França), o presidente da companhia automovél francesa Renault, Beorges Besse, de 59 anos de idade.



1989 - Num gesto sem precedentes, a Roménia encerra a fronteira com à Hungria.


1991 - Morre Gustav Uusak aos 78 anos de idade, ex-presidente da Checoslováquia, deposto na sequência das transformações ocorridas em 1989, e que, no poder, legitimou a liquidação da "Primavera de Praga", tentada por Dubcek em 1968.



1992 -Tomaso Buscetta, dirigente da máfia "arrependido", afirma que a "Cosa Nostra" está acabada, faltando, apenas, dar-lhe o golpe final.


1993 - A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprova, com 234 votos a favor 200 contra , o acordo de comércio livre da América do Norte - Nafta.



1996 - A cimeira mundial da alimentação termina em Roma (Itália), com um apelo para que se considere uma corrida contra-relógio à redução para metade, nos próximos 20 anos, do número de famintos no mundo.


1997 - Sessenta e oito pessoas morrem e fere 24 outras, na sua maioria turistas, durante um atentado no Egípto, reivindicado pelo Grupo Islâmico Gama'at Islamya. 



2006 - A Sony lança seu videogame nos EUA, o playstation 3.




              Este é o tricentésimo vigésimo primeiro dia do ano. Faltam 44 dias para acabar 2010.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário