Previsão do Tempo

domingo, 21 de novembro de 2010

Principais acontecimentos registados no dia 22 de Novembro

Principais acontecimentos registados no dia 22 de Novembro:

1559 - O Papa Clemente VII reconhece as relíquias de Santa Cecília.


1699 - A Dinamarca, a Rússia, a Polónia e a Saxónia assinam um tratado que prevê a partilha do Império Sueco.


1943 - O Primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, o presidente norte-americano, Franklin Roosevelt, e o líder chinês Chiang Kai-Shek, concordam nas medidas a tomar com vista a derrota do Japão, no decorrer da II Guerra Mundial.


1963 - O presidente norte-americano; John F. Kennedy, é assassinado em Dallas (Texas), durante um cortejo motorizado.


1968 - Edita-se o primeiro álbum duplo da história da musica popular britânica - ?The Beatles? (álbum branco).


1970 - O Governo da República da Guiné Conakri anuncia que mercenários portugueses invadiram o seu território a partir das bases guineenses, numa tentativa para derrubar o governo de Sekou Touré, e aniquilar as bases do PAIGC aí baseadas.


1972 - O presidente dos Estados Unidos da América, Richard Nixon, levanta a proibição de deslocações à China, imposta há 22 anos aos norte-americanos.


1974 - A Assembleia Geral da ONU concede o estatuto de observador a Organização de Libertação da Palestina (OLP).


1975 - Juan Carlos é proclamado rei de Espanha.


1976 - Angola torna-se membro da Organização das Nações Unidas.


1977 - O avião supersónico franco-britânico "Concorde" efectua o seu primeiro voo.


1979 - Treze reféns, dos quais cinco norte-americanos, são libertados na Embaixada dos Estados Unidos da América no Irão.


1981 - O dissidente soviético, Andrei Sakharov, inicia uma greve de fome ilimitada para conseguir que a sua nora emigre para os Estados Unidos da América.


1983 - O Parlamento alemão Federal aprova a instalação de mísseis da Otan em território da República Federal da Alemanha.


1984 - A Grã Bretanha, ~um dos países fundador da Unesco, anuncia a intenção de se retirar desta organização da ONU.


1985 - O major Alain Mafart e a capitão Dominique Prieur, dois agentes secretos franceses, são condenados, na nova Zelândia, há dez anos de prisão por terem participado no afundamento do návio ecologista "Rainbow Warrior", no porto de Auckland.


1987 - O governo sandinista liberta 485 presos políticos, numa demonstração de apoio ao tratado de paz. Esquipulas II, assinado na Guatemala.


1988 - A África do Sul aprova o acordo de princípio, mediado pelos Estados Unidos América, para a retirada cubana de Angola e a Independência da Namíbia.


1989 - Apenas 17 dias após ter tomado posse no cargo, o presidente líbanês, René Mouawad, de 64 anos de idade, é assassinado num atentado bombista em Beirute.


1990 - Após 11 anos no poder, a primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, anuncia a sua demissão da liderança do Partido Conservador e da chefia do governo.


1992 - A plataforma internacional de juristas por Timor Leste envia uma carta ao secretário geral da ONU, manifestando preocupação com a segurança do dirigente guerrilheiro timorense, Xanana Gusmão, preso, na antevéspera, pelos militares indonésios.


1996 - Morre a actriz francesa Maria Casares aos 74 anos de idade, intérprete de Shakespeare e Jean Cocteau.


1999 - O primeiro-ministro português, António Guterres, revela, em Lisboa, que o emprego é a prioridade absoluta da presidência portuguesa da União Europeia (UE), que começa no dia 01 de Janeiro.
 

2007 - Morre Maurice Berjart, dançarino e coreografo frança.

             Este é o tricentésimo vigésimo sexto dia do ano. Faltam 39 dias para acabar 2010.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário