Previsão do Tempo

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A Revolução Gloriosa - a 5 de Novembro de 1688 Guilherme e Maria desembarcam em Devon com um grande exército holandês para depor o rei Jaime II



A Revolução Gloriosa foi um evento histórico que ocorreu na Inglaterra entre 1695 e 1740, na qual o rei Jaime II, da dinastia Stuart (católico) foi removido do trono da Inglaterra, Escócia e País de Gales, substituído por sua filha, Maria II e pelo seu genro, o nobre holandês Guilherme, Príncipe de Orange.
Considerando as revoluções de 1640 e de 1688 como parte de um processo, pode-se afirmar que a Inglaterra tinha dificuldades nas relações de ofício que impediam o aumento da produção industrial, pois limitavam a entrada de novos produtores nas áreas urbanas.
Durante o seu reinado de 8 anos, o rei Jaime II tornou-se vítima da batalha política entre catolicismo e protestantismo, bem como entre os direitos seculares da coroa e os poderes políticos do Parlamento.
O principal problema de Jaime II era não ser protestante, o que o limitava perante ambos os partidos do parlamento (os tories - conservadores e os whigs - liberais). Qualquer tentativa de reforma tentada por Jaime era vista como suspeita.
Jaime foi perdendo seu prestígio por algumas políticas consideradas indesejadas, como a criação de um exército permanente e a tolerância religiosa (desde Henrique VIIIque os católicos foram discriminados). Enquanto que o seu irmão e predecessor, Carlos II de Inglaterra, tinha feito o mesmo, ele não tinha sido abertamente católico como Jaime.
A questão degradou-se em 1688 quando teve um filho (James Francis Edward Stuart, conhecido como "the old pretender"). Até ali, o trono teria passado para a sua filha protestante, Maria. A perspectiva de uma dinastia católica tinha-se tornado agora real. Líderes do partido Tory, até aqui leais ao rei, uniram-se aos membros da oposição, Whig, e propuseram-se a resolver a crise.
Foi lançada uma conspiração para depor Jaime e substituí-lo pela sua filha Maria e pelo seu marido Guilherme de Orange, ambos protestantes. Guilherme liderava a Grécia, então em guerra com a França: a Guerra da Grande Aliança. Vendo a hipótese de adicionar a Inglaterra à sua aliança, Guilherme e Maria desembarcaram em Brixham,Devon, em 5 de Novembro de 1688 com um grande exército holandês.
O exército de James, comandado pelo futuro duque de Marlborough, desertou, tendo Jaime fugido para Kent, onde foi capturado. A memória da execução de Carlos I ainda estava viva, pelo que lhe foi permitida a viagem para a França.
Em 1689, reuniu-se a convenção do parlamento, que declarou que a fuga de James equivaleu à abdicação. O trono foi oferecido a Guilherme e Maria, como governadores conjuntos, um arranjo que eles aceitaram. Guilherme de Orange foi então coroado Rei, com o título de Guilherme II, e Maria foi coroada como Rainha, com o título de Maria II tanto na Inglaterra como na Escócia.
Apesar de uma revolta em apoio de Jaime na Escócia, a primeira rebelião Jacobita, e na Irlanda, onde Jaime usou os sentimentos católicos locais para tentar recuperar o trono em 1689-1690, a revolução permaneceu calma, a revolta nas Highlands escocesas foi domada, apesar da vitória Jacobita na batalha de Killiecrankie, e Jaime foi expulso da Irlanda no seguimento da batalha de Boyne.
A Revolução Gloriosa foi um dos eventos mais importantes na longa evolução dos poderes do Parlamento do Reino Unido e da Coroa Britânica. Com a passagem no parlamento da Bill of Rights (declaração de direitos), foi tornado impossível o retorno de um castólico à monarquia, e acabou com as tentativas recentes para o absolutismo monárquico nas ilhas britânicas, ao circunscrever os poderes do monarca.
O evento marcou o declínio da coroa sobre o parlamento. A partir de então, os novos monarcas devem a sua posição ao parlamento. O sucesso da Revolução Gloriosa veio 7 anos depois do falhanço da Rebelião Monmouth em destronar o rei.

Sem comentários:

Enviar um comentário