Previsão do Tempo

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A 29 de Abril de 1707, formou-se o Reino Unido

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (habitualmente referido apenas como Reino Unido) é um país e um estado soberano formado geograficamente pela Grã-Bretanha e ilhas adjacentes e pelo nordeste da ilha da Irlanda, sendo limitado a norte e a oeste pelo Oceano Atlântico, a leste pelo Mar do Norte, a sul pelo Canal da Mancha, que o separa do resto da Europa, e a oeste pela República da Irlanda (única fronteira terrestre) e pelo Mar da Irlanda.
O Estado é formado por quatro nações: Inglaterra, Escócia, País de Gales (ilha da Grã-Bretanha) e Irlanda do Norte (ilha da Irlanda) além de territórios que não pertencem a nenhuma destas nações, como a Ilha de Man e as Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas), e várias possessões espalhadas pelo mundo: Gibraltar (no sul da Península Ibérica, as Bases Britânicas Soberanas (no Chipre), o Território Britânico do Oceano Índico (na Ásia), a ilha de Santa Helena (no Oceano Atlântico na plataforma continental africana), Bermudas, Ilhas Caymans, Ilhas Virgens Britânicas, Montserrat, Turks e Caicos, Anguilla, Ilhas Malvinas (Falklands) no continente americano e Pitcairn (na Oceania).

História

A história do Reino Unido começa com a formação deste Estado com os Actos de União de 1707, que agregaram o parlamento da Inglaterra ao da Escócia de modo a criar o Reino da Grã-Bretanha. Posteriormente, o Acto de União de 1800 reuniu a Grã-Bretanha e o Reino da Irlanda para estabelecer o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.
Em 1922, com a independência do Estado Livre Irlandês (antecessor imediato da actual República da Irlanda), a Irlanda do Norte permaneceu sob jurisdição do Reino Unido, razão pela qual, desde 1927, o nome oficial daquele Estado é “Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, comumente abreviado “Reino Unido”.

Política

Formalmente, o Reino Unido é uma monarquia parlamentarista, com o poder legislativo investido num governo eleito e o poder executivo investido num conselho de ministros liderado pelo primeiro-ministro, cujo poder, embora levado a cabo em nome do monarca, presta contas ao Parlamento e, através deste, ao eleitorado.
É governado a partir da sua capital, Londres. O actual monarca e chefe de Estado do Reino Unido é a rainha Isabel II (Queen Elizabeth II), que subiu ao trono em 1952 e foi coroada em 1953.
O Reino Unido é um Estado muito centralizado, com o Parlamento de Westminster, em Londres, a ser responsável pela maioria do poder político.
Em 1999 foram criados o Parlamento da Escócia e uma Assembleia Nacional para Gales, com o primeiro a deter poder legislativo primário. A Irlanda do Norte também obteve direito ao auto-governo, através da Assembleia da Irlanda do Norte, como parte do Acordo da Sexta-feira Santa.
Geografia
A maior parte da Inglaterra consiste de terreno ligeiramente ondulado, mas é mais montanhosa no norte. A linha divisória entre os tipos de terreno é geralmente identificada com a linha Tees-Exe. Os rios principais são o Tamisa, o Severn e o Humber Estuary. As cidades principais são Londres, Birmingham, Manchester, Sheffield, Liverpool, Leeds, Bristol e Newcastle. Próximo de Dover, o Eurotúnel liga o Reino Unido a França Calais.
Gales é em geral montanhoso, com o pico mais elevado, o Snowdon, a chegar aos 1.085 m de altitude. Ao norte do território principal situa-se a ilha de Anglesey. A capital e maior cidade é Cardiff, situada a sul do país.
A geografia da Escócia é variada, com terras baixas no sul e no leste e terras altas (as highlands) no norte e no oeste, incluindo o Ben Nevis, que é a montanha mais alta do Reino Unido (1.343 m).
Existem muitos braços de mar longos e profundos, os firths e os lochs. A Escócia também inclui uma grande quantidade de ilhas ao largo das suas costas norte e oeste, em especial as Hébridas, as Órcades e as Shetland.
As cidades principais são Edimburgo, Glasgow e Aberdeen.
A Irlanda do Norte, que constitui a parte nordeste da Irlanda, é em geral composta por colinas. As cidades principais são Belfast e Derry.
Ao todo, estima-se que o Reino Unido inclua cerca de 1.098 pequenas ilhas, algumas naturais e outras feitas pelo homem – os Cranoggs, feitas na antiguidade com pedra e madeira às quais se foram adicionando detritos naturais, com o tempo.

Economia

Até há pouco tempo atrás, o Reino Unido era a sétima economia pelo método do PIB nominal, tendo à sua frente os Estados Unidos, a União Soviética, o Japão, a Alemanha Ocidental, a França e a Itália. Mas, apresentando uma das mais altas taxas de crescimento económico na União Europeia, rapidamente a economia do Reino Unido voltou a ocupar lugar de maior destaque no cenário mundial.
Hoje o Reino Unido é a quarta mais forte economia do planeta, superado apenas por Estados Unidos, Japão e Alemanha. Londres destaca-se como um importantíssimo centro financeiro mundial, tendo a maior Bolsa de Valores da Europa, mas que encontra grande concorrência nas bolsas de Paris (França) e de Frankfurt (Alemanha). A bolsa londrina é a terceira em importância e em grandeza no mundo, tendo à sua frente apenas a Bolsa de Valores de Nova York (Dow Jones) nos Estados Unidos e a Bolsa de Valores de Tóquio, no Japão.
O Reino Unido é uma das nações mais industrializadas do mundo com um gigantesco parque industrial com suas variadas multinacionais. O Reino Unido tem uma das mais poderosas forças armadas do mundo.


O Castelo de Windsor localiza-se na cidade de Windsor, condado de Berkshire - Inglaterra. Com a função de Palácio Real, juntamente com o Palácio de Buckingham em Londres e o Palácio de Holyrood em Edimburgo, é uma das principais residências da monarquia britânica, que nele passa a maior parte dos finais de semana, a Páscoa e a chamada semana de “Ascot Real” (em Junho), no Circuito de Corridas de Ascot, nas proximidades do Castelo. É o maior castelo ocupado do mundo.
Entre as suas principais atracções, destacam-se a coleção de armaria e a a Casa de Bonecas da Rainha Maria.
Na parte baixa encontra-se a Capela de São Jorge, enquanto que na parte alta encontram-se os aposentos reais e a grande Sala de Estado (como o Salão de São Jorge, cujo tecto é decorado com os brasões de armas da liga dos cavaleiros). As duas partes são separadas pela Torre Redonda, um resquício do primitivo castelo de Guilherme, O Conquistador.
A maior parte dos reis e rainhas da Inglaterra tiveram uma influência directa na construção e evolução do castelo, o qual tem sido a sua fortaleza de guarnição, residência, palácio oficial, e por vezes a sua prisão.
A história do castelo e a da monarquia britânica estão intimamente ligadas. Cronologicamente, a história do castelo pode ser traçada a partir dos reinados dos morarcas que o têm ocupado. Nas épocas de paz, o castelo tem sido expandido pela adição de grandes apartamentos; nos momentos de guerra, o castelo foi fortificado mais pesadamente. Este padrão tem sido continuado até ao presente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário