Previsão do Tempo

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A 30 de Abril de 1883, morreu Edouard Manet


Edouard Manet

Pintor impressionista francês, Manet nasceu a 23 de Janeiro de 1832, em Paris, e morreu a 30 de Abril de 1883. Contrariando o desejo paterno, enveredou pela pintura, entusiasmando-se por Ticiano, Velásquez e Delacroix. Foi no museu do Louvre que conheceu Degas. Frequentou depois Baudelaire, Offenbach, Théophile Gautier. Em 1863, no Salão dos Independentes, realizado à margem do Salão da Academia, o quadro de Manet Le Déjeneur sur l'Herbe (Almoço na Relva), embora tratando de um tema clássico, causou escândalo. EOlímpia, no Salão de 1865, foi ainda mais contestado.
Os gostos de Manet não se ajustavam aos tons fortes utilizados na nova estética impressionista. Preferia os jogos de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua crueza e a sua verdade, muito diferente dos nus adocicados da época. O trabalhado das texturas era apenas sugerido, as formas, simplificadas. Os temas deixaram de ser impessoais ou alegóricos, passando a traduzir a vida da época, e, em certos quadros, seguiam a estética naturalista de Zola e Maupassant. Nos retratos, procurava o traço psicológico significativo como em 
Mallarmé, de 1875.
Recusado na Exposição Universal de 1878, recebeu contudo, em 1881, a Legião de Honra e foi homenageado no Salão.
Nos últimos anos da sua vida, utilizou o pastel. 
O Bar do Folies Bergère(1882) foi a última obra-prima, testemunha do interesse de Manet pelos fenómenos ópticos, mas sobretudo da mestria do pintor, que sabia quando devia sacrificar a realidade às exigências da arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário