Previsão do Tempo

quinta-feira, 27 de maio de 2010

D.Afonso IV, morre a 28 de Maio de 1357

D. Afonso IV - O Bravo

Nasceu em 1290, tendo iniciado o seu reinado em 1325, ou seja, com 35 anos de idade.
É este rei quem proíbe, sob pena de morte, os fidalgos de fazerem justiça com as próprias mãos, passando tal direito a ser um previlégio do monarca.
Entre 1348/49, Portugal é assolado pela Peste Negra que provoca o abandono de terras. D. Afonso IV, embora encetando todos os esforços nesse sentido, nunca conseguiu fazer frente a esta situação, nem obter resultados positivos de reocupação de terras. É um problema que se vai manter até D. João I.
D. Afonso IV envolve-se em lutas com o seu genro, o rei de Castela, D. Afonso XI, por suspeitar que este maltratava a sua filha. A paz só surge perante a ameaça moura que é devidamente afastada na Batalha do Salado travada em 30 de Outubro de 1340.
Este Rei continua a política de desenvolvimento da armada portuguesa e ordena o envio das primeiras expedições portuguesas que descobriram as Canárias ainda antes de 1337.
Mau grado todos os seus esforços, D. Afonso IV nunca foi muito feliz na sua actividade governativa. A peste que assolou o país durante grande parte do seu reinado, as guerra civis com o seu meio irmão, Afonso Sanches e mais tarde com o seu próprio filho, D. Pedro, marcam, definitivamente, esta época.
D.Afonso IV, morre em 1357, com 67 anos de idade, sucedendo-lhe D. Pedro I.

Sem comentários:

Enviar um comentário