Previsão do Tempo

sábado, 29 de maio de 2010

Principais acontecimentos registados no dia 30 de Maio

Principais acontecimentos registados no dia 30 de Maio:

1367 - Nasce Rei Henrique IV de Inglaterra.

1416 - Jerônimo de Praga é condenado à morte na fogueira por heresia, pelo Concílio de Constança, realizado na cidade de Constança, na Alemanha. 

1431 - Em Ruão, França, Joana d'Arc é queimada na fogueira aos 19 anos por bruxaria. 

1469 -Nasce Rei Manuel I de Portugal. 

1536 - Henrique VIII de Inglaterra casa com Joana Seymour, 11 dias depois da execução de Ana Bolena.

1672 - Nasce Pedro, "o grande", Czar da Rússia.

1808 - Napoleão Bonaparte anexa Toscânia, na Itália.

1904 - As forças japonesas ocupam Dalmy (Darien), na Rússia.

1913 - Assina-se, em Londres (Inglaterra), o tratado de paz entre a Turquia e os Estados balcânicos.

1925 - Disparos efectuados pela polícia municipal de Xangai sobre estudantes chineses e outros incidentes ocorridos em Cantão provocam o boicote chinês nas mercadorias britânicas.

1957 - A Grã-Bretanha suaviza as restrições comerciais que impusera à China.

1959 - O Iraque põe fim aos acordos militares assinados com os EUA.

1961 - Rafael Trujillo, ditador da República dominicana, é assassinado.

1968 - O Presidente francês, Charles de Gaulle, rejeita as exigências da sua demissão, dissolve o parlamento e convoca novas eleições gerais.

1971 - A nave espacial norte-americana "mariner" ' lançada de Cabo Kennedy, no Estado da Florida, em direcção ao planeta Marte.

1974 - O Partido Comunista Jugoslavo termina o seu décimo congresso, nomeando Josip Broz Tito Presidente vitalício do país.

1981 - O presidente do Bangladesh, Ziaur Rahman, é assassinado a tiro, durante uma revolta efectuada por oficiais do exército na cidade portuária de Chittagong.

1982 - A Espanha torna-se o décimo sexto membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

1983 - Os sete principais países industrializados do ocidente comprometem-se, em Williamsburg, a congregar esforços para reduzir a inflação, combater o desemprego e estabilizar as taxas de juro.

1985 - A Grã-Bretanha aceita a responsabilidade da tragédia ocorrida na véspera no estádio de Heysel, em Bruxelas-Bélgica, em que morreram 38 pessoas, na sequência de incidentes entre adeptos do Liverpool e do Juventus e oferece um quarto de milhão de libras como pagamento inicial da indemnização às famílias.

1986 - Os ministros dos Negócios Estrangeiros da OTAN aceitam o desafio do líder soviético, Gorbachev, para dialogar sobre desarmamento na Europa, criando um novo organismo destinado a propor novos passos no controlo de armas convencionais.

1987 - O general Dimitri Yazov, aos 63 anos de idade, é nomeado ministro da Defesa da URSS, substituindo Sokolov, demitido na sequência do voo, de mais de 900 quilómetros, do jovem alemão federal Mathias Rust, até a Praça Vermelha, em Moscovo, sem nunca ter sido detectado pela defesa aérea soviética.

1989 - Os estudantes chineses concentrados na Praça Tiananmen, em Pequim (China), erguem uma estátua de oito metros de altura, representando uma mulher que segura uma tocha com ambas as mãos, que apelidam de "estátua da democrácia".

1990 - O governo nicaraguense e o movimento guerrilheiro dos "Contras" concordam em desarmar e desmobilizar a força rebelde da guerrilha.

1994 - O Papa João Paulo II pronuncia-se por um "não" irrevogável e "definitivo" a ordenação sacerdotal das mulheres, num documento considerado como um dos mais firmes do seu pontificado.

1996 - O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela condena o antigo presidente Carlos Andres Perez a 2 anos e 4 meses de prisão por utilização abusiva de fundos públicos.

1998 - Um sismo no Norte do Afeganistão provoca mais de cinco mil mortos.

2005 - As autoridades do Sudão prendem o chefe da ONG Médicos Sem Fronteira (MSF) no país, Paul Foreman, por causa de um relatório que detalha os casos de estupros de Darfur.

             Este é o centésimo quinquagésimo dia do ano. Faltam 215 dias para acabar 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário