Previsão do Tempo

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Principais acontecimentos registados no dia 01 de Junho

Principais acontecimentos registados no dia 01 de Junho"Dia Mundial da Criança": 

1946 - O comissário francês na Indochina, Thierry d'Argelieh, apoia em Saigão a proclamação da República da Conchinchina.
1967 - Edita-se o disco "SGT. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles, considerado o melhor álbum de sempre da música popular anglo-saxónica.
1973 - O primeiro-ministro grego, George Papaddopoulos, abole a monarquia.
1976 - Com o pretexto de por fim a guerra Civil no Libano, uma força Síria de mais de 30 mil homens invade o país, capturando no caminho para Beirute, posições muçulmanas e cristãs.
1977 - O Iémen do Norte corta relações diplomáticas com Portugal, protestando contra o estabelecimento de relações entre Lisboa (Portugal) e Telavive (Israel).
1980 - Yasser Arafat é reeleito, por unanimidade, presidente do Comité Central da "Al Fatah", uma das Organizações da Organização de Libertação da Palestina.
1985 - Morre o actor inglês Richard Greene, famoso no desempenho de "Robin Hood", uma série de televisão com 143 episódios.

          - Morrem, pelos menos, 88 pessoas e centenas de edifícios são arrasados pela violência de tornados que atingem dois Estados do Nordeste dos Estados Unidos da América e o Oeste do Canadá.
1987 - Morre, vítima de atentado, o primeiro-ministro libanês, Rashid Karami, aos 66 anos de idade.
1988 - O dirigente Soviético Mikhail Gorbachov e o presidente dos Estados Unidos da América, Ronald Reagan, trocam, no Kremlin, os instrumentos de ratificação do tratado "INF" de eliminação dos mí sseis de alcance intermédio.
1989 - As autoridades chinesas proíbem os jornalistas estrangeiros de efectuarem reportagens, sem autorização prévia, sobre os protestos estudantis e a aplicação da lei marcial em Pequim, China.
1990 - No final da cimeira Bush-Gorbachov, em Washington, os presidemtes norte-americano e soviético assinam uma série de acordos, com destaque para um que prevê a eliminação da maioria das armas químicas.
1992 - Em referendo, os dinamarqueses dizem "não" ao tratado de Maastricht, provocando um forte abalo na Comunidade Europeia.
1996 - O Partido Cívico Democrático do primeiro-ministro Vaclav Havel, vence as eleições legislativas na República Checa.
1997 - Na segunda volta das eleições legislativas antecipadas em França, a esquerda obtém a maioria absoluta, elegendo Lionel Jospin para o cargo de primeiro-ministro.

           - No Canadá, Eleiçoes Gerais antecipadas dão a primeira maioria absoluta, em 44 anos, ao Partido Liberal.
1999 - Nelson Mandela termina o seu mandato de cinco anos no cargo de presidente da África do Sul, ao mesmo tempo que decorrem eleições para um novo Parlamento, o qual, por sua vez, aprova a investidura de Thabo Mbeki, como novo chefe de Estado, Thabo Mbeki.
2000 - Termina o sequestro das crianças no Luxemburgo, quando a polícia abate a tiro o sequestrador, Neji Bejaoui, cidadão de origem tunisina.
2004 - Forças de Paz da ONU, liderado pela ONU, iniciam uma missão de Paz no Haiti.

           - As guerrilhas curdas-turcas anunciam o fim da trégua unilateral dos últimos cinco anos e alertam os estrangeiros e investidores para evitarem o país.
2005 - Mark Felt, número dois do FBI na década 70, confessa a revista "Vanity Fair" ser o "garganta profunda", desencadeador do "escândalo Watergate" que levou a demissão do então presidente norte-americano, Richard Nixon.

           - Um grupo armado degola mais de 46 pessoas na Cotê d'Ivoire.

             Este é o centésimo quinquagésimo segundo dia do ano. 
Faltam 213 dias para acabar 2010.


Sem comentários:

Enviar um comentário