Previsão do Tempo

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Maud ou Matilde de Inglaterra, morreu a 10 de Setembro de 1167

Imperatriz Matilde de http://en.wikipedia.org/wiki/Empress_MatildaInglaterra.

Maud ou Matilde de Inglaterra, a Imperatriz (7 de Fevereiro, 1102 – 10 de Setembro, 1167) foi Imperatriz consorte do Sacro Império, Condessa de Anjou e candidata ao trono de Inglaterra durante a Anarquia. Era filha de Henrique I de Inglaterra e da princesa Matilde da Escócia. Depois do naufrágio do White Ship, que vitimou o irmão Guilherme Adelin, Matilde tornou-se na única descendente legítima de Henrique I.

Matilde casou pela primeira vez em 1114 com Henrique V, Imperador do Sacro Império. O casamento não produziu descendência e Matilde ficou viúva em 1125, com apenas 23 anos. Em 1128, casou de novo com Geoffrey V, Conde de Anjou, alcunhado o Plantageneta, no âmbito da política de consolidação do poder de Henrique I no continente. Geoffrey era 11 anos mais novo e segundo crónicas da época a união não foi propriamente feliz. Nasceram no entanto três filhos:Henrique, Geoffrey e Guilherme.

Entretanto, numa decisão inédita para a época, Matilde foi nomeada sucessora por Henrique I, que obrigou seus barões a jurarem-lhe fidelidade. A escolha não era popular por Matilde ser mulher, mas principalmente por ser casada com o Conde de Anjou, a casa tradicionalmente adversária da Normandia.

Em 1135 Henrique I morreu, mas a coroa de Inglaterra foi usurpada por Estevão de Blois, primo de Matilde, que era uma personalidade mais consensual. Matilde não se conformou e iniciou uma série de manobras para alcançar a herança do pai. Como aliados encontrou o rei David I da Escócia, seu tio materno, e Roberto de Gloucester, seu irmão bastardo. O resultado foi a Anarquia, um período de guerra civil, caracterizado não por guerra aberta, mas pela falha de todas as instituições políticas que a Inglaterra viveu nos 19 anos seguintes. Em 1141, Matilde obteve o seu maior sucesso e conseguiu depôr Estevão, tornando-se não rainha, mas Senhora dos Ingleses. A vantagem foi perdida meses depois, devido à sua personalidade arrogante e à influência de Geoffrey de Anjou sobre as suas acções. Matilde conseguiu escapar sozinha ao cerco de Oxford, sumindo-se a meio da noite, mas nunca recuperou o ascendente político. Em 1147 é por fim obrigada a escapar de Inglaterra depois da morte de Roberto de Gloucester.

Matilde nunca mais regressou a Inglaterra, mas foi o seu filho Henrique Plantageneta que pôs um fim à guerra civil obrigando Estevão a nomeá-lo como sucessor no tratado de Wallingford de 1153.

Matilde morreu num auto imposto exílio político num convento em Ruão.

Sem comentários:

Enviar um comentário